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dc.contributor.authorMiranda, Cícero Anastácio Araújo de-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:37:39Z-
dc.date.available2022-02-18T19:37:39Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Os estudos da multimodalidade como parte de uma formação inicial inclusiva de professores de E/LE. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 72-84, jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64073-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.subjectProfessores de E/LEpt_BR
dc.titleOs estudos da multimodalidade como parte de uma formação inicial inclusiva de professores de E/LEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo de discutir a relevância do multiletramento como componente de uma competência comunicativa, dentro de una proposta de ensino e aprendizagem de línguas e, por consequência, de formação de professores de idiomas, mais especificamente, de Espanhol como Língua Estrangeira. Igualmente, propomos que a formação de docentes em ditas bases sirva como um modo de inclusão social dos futuros professores, a partir do entendimento que a língua é uma ferramenta de interação social, cuja produção, consumo y construção, em articulação com o verbal o não verbal, responde a ideologias subjacentes à cultura e à sociedade onde está insertada. Para isso, articulamos aportes teóricos da Pragmática, dos trabalhos de Wittgenstein (1999) y Rajagopalan (2010), em relação aos trabalhos de Linguística Aplicada de Bordería (2005), Hymes (2009), Gargallo (2010) e Almeida Filho (2011) e, finalmente, do Novo Grupo de Londres (New London Group), com o trabalho de Lemke (2010), repercutido por Rojo (2012).pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene el objetivo de discutir la relevancia de la multiliteracidad como componente de una competencia comunicativa, dentro de una propuesta de enseñanza y aprendizaje de lenguas y, por consecuencia, de formación de profesores de idiomas, más específicamente, de Español como Lengua Extranjera. Igualmente, proponemos que la formación de docentes en dichas bases sirva como un modo de inclusión social de los futuros profesores, a partir del entendimiento que la lengua es una herramienta de interacción social, cuya producción, consumo y construcción, en articulación con lo verbal y lo no verbal, responde a ideologías subyacentes a la cultura y a la sociedad donde está inserta. Para ello, articulamos aportes teóricos de la Pragmática, de los trabajos de Wittgenstein (1999) y Rajagopalan (2010), en relación a los trabajos de Lingüística Aplicada de Bordería (2005), Hymes (2009), Gargallo (2010) y Almeida Filho (2011) y, finalmente, del Nuevo Grupo de Londres (New London Group), con el trabajo de Lemke (2010), repercutido por Rojo (2012).pt_BR
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