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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O tratamento dado à variação linguística na coleção didática Por el mundo en español
Autor(es): Silva, Vitória Stefanny de Freitas
Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Língua Espanhola;Variação linguística;Livro didático;Lengua Española;Variación lingüística;Libro didáctico
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: SILVA, Vitória Stefanny de Freitas; PONTES, Valdecy de Oliveira. O tratamento dado à variação linguística na coleção didática Por el mundo en español. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 32-44, jan. 2022.
Resumo: No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem do fenômeno da variação linguística por parte de livros didáticos de Espanhol, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas no Brasil. Busca-se refletir sobre como a variação linguística é explorada no ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE). Com o intuito de colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir dos pressupostos teóricos de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 e 2007), Tarallo (2005), Pontes e Nobre (2018) e Brasil (2020), é realizada uma análise das seguintes questões: a) normas-padrão e não padrão; b) mudança linguística; c) condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; d) uso de textos autênticos; e) contexto pragmático-discursivo. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação à variação linguística.
Resumen: En el presente trabajo, se presentará un análisis del abordaje del fenómeno de la variación lingüística por parte de libros de español, destinados a los últimos años de la escuela primaria, en las escuelas públicas de Brasil. Se busca reflexionar sobre cómo se explota la variación lingüística en la enseñanza de español como lengua extranjera (E/LE). Con el fin de colaborar con la elaboración y evaluación de los materiales seleccionados por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) y a partir del marco teórico de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 y 2007), Tarallo (2005), Pontes y Nobre (2018) y Brasil (2020), es realizado un análisis de los siguientes puntos: a) normas estándar y no estándar; b) cambio lingüístico; c) condicionamientos lingüísticos y extralingüísticos; d) uso de textos auténticos; e) contexto pragmático-discursivo. Al final del análisis, se evidenció un abordaje superficial en relación con la variación lingüística.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64070
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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