Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Silva, Dara Hanna Santiago
Pereira, Germana da Cruz
Palavras-chave: Variedades linguístico-culturais;Interculturalidade;Prática docente;Variedades lingüístico-culturales;Interculturalidad;Práctica docente
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: SILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022.
Resumo: Com o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.
Resumen: Con el presente escrito tenemos como objetivo tratar de la esencialidad del trabajo docente con las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE). Para referirnos a las variedades sociolingüísticas, llevamos en cuenta la división de Moreno (2000), ya en lo que dice respecto a los aspectos socioculturales, y ante las diversas comprensiones que el término cultura puede venir a suscitar, nos pautamos especialmente en la perspectiva del antropólogo Harris (1990) y de los autores Miquel. L y N. Sans (1992), que la comprenden en: ‘cultura a secas (con minúsculas)’, ‘Cultura con mayúsculas’, e ‘kultura con k’. A través de la discusión acerca de los aspectos de relieve en el tratamiento de las diversidades lingüístico culturales de la lengua española, creemos contribuir para la concientización de profesores de ELE ante el papel que la cultura presenta para la enseñanza/aprendizaje de la lengua, más allá de una orientación práctica en ese trato. Para ello, pretendemos ocuparnos de cuestiones y conceptos directamente relacionados a esa práctica, así como defender un trabajo cultural pensado desde una perspectiva intercultural, que se dirija hacia el respeto, el reconocimiento y el fomento de las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española, y finalizar con el relato de una experiencia didáctica de cómo llevar ese ideal a la práctica docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_dhssilvagcpereira.pdf209,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.