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dc.contributor.advisorCaetano, Joselany Áfio-
dc.contributor.authorXimenes, Maria Aline Moreira-
dc.date.accessioned2022-02-18T17:18:29Z-
dc.date.available2022-02-18T17:18:29Z-
dc.date.issued2022-01-14-
dc.identifier.citationXIMENES, Maria Aline Moreira. Desenvolvimento e validação de tecnologia digital para educação em saúde do paciente sobre prevenção de quedas no hospital. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64059. Acesso em: 18 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64059-
dc.description.abstractIntroduction: Patient falls are events of high impact in hospital institutions. Therefore, nursingcan use technological resources to support care in the prevention of falls. Amongthe digital educational technologies for health education, applications are alternatives that are well accepted by patients. Thus, emphasiz the importance of a study in the field of nursing on the development and validation of a mobile application for the prevention of falls in hospitals. Objective: Develop and validate the content of a mobile application for patient health education on fall prevention in hospitals. Method: Technological development study, carried out between April and December 2021, comprising five stages: analysis; design; development; implementation and evaluation. In the analysis phase, information was compiled to composse the educational technology; in the design stage, the planning, prototype sketch and schedule for executing the application were carried out. In development, the production of technology took place. In the implementation stage, tests were Applied by the teaminvolved in the research. Finally, in the evaluation phase, the validation of the mobile application took placeby nine health and information technology specialists. To assess the proportion of agree ment between the judges, the Content Validity Index (CVI) was used, adopting a percentagem greater than or equal to 90%, to consider the item validand the binomial test. The study was approved by the Research Ethics Committee, according to protocol 5,082,265/2021. Results: The application “Quedas Não” was developed in Flutter, with the Dart development language, based on PHP, with a MySQL data base. It took eight months for development, from the definition of the contente to the final version for implementation by the researcher. The technology was validated by nine clinical experts and three technical experts, and showed a global CVI of 0.91 and 0.93, respectively, as well as p>0.05 in both assessments, which demonstrated the contente validity of the technology created. Conclusion: “Quedas Não” is a valid technology, in terms of content, system relevance, environment, ergonomics, interface, functionality, usabilityand system efficiency. Therefore, it is a valid tool that can be indicated for health education of adult patients during hospitalization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectAcidentes por Quedaspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de tecnologia digital para educação em saúde do paciente sobre prevenção de quedas no hospitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: Quedas de pacientes são eventos adversos de grande impacto nas instituições hospitalares. Diante disso, a enfermagem pode utilizar recursos tecnológicos para fundamentar o cuidado na prevenção de quedas. Dentre as tecnologias educativas digitais para educação em saúde, os aplicativos são alternativas bem aceitas pelos pacientes. Assim, enfatiza-se a importância de estudo na área da enfermagem sobre desenvolvimento e validação de aplicativo móvel para prevenção de quedas em hospitais. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo deum aplicativo móvel para educação em saúde de pacientes sobre prevenção de quedas em hospitais. Método: Estudo de desenvolvimento tecnológico, realizado entre abril a dezembro de 2021, que compreendeu cinco etapas: análise; design; desenvolvimento; implementação e avaliação. Na fase de análise, realizou-se compilado de informações para compor a tecnologia educativa; na etapa de design, procedeu-se ao planejamento, esboço do protótipo e cronograma para execução do aplicativo. No desenvolvimento, ocorreu a produção da tecnologia. Na etapa de implementação, aplicaram-se testes pela equipe envolvida na pesquisa. Por fim, na fase de avaliação, ocorreu a validação do aplicativo móvel por nove profissionais especialistas da área da saúde e tecnologia da informação. Para avaliar a proporção de concordância entre os juízes, utilizou-se do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), adotando-se percentual maior ou igual a 90%, para considerar o item válido e o teste binomial. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme parecer n° 5.082.265/2021. Resultados: O aplicativo “Quedas Não” foi desenvolvido em Flutter, com linguagem de desenvolvimento Dart, baseado em PHP, com banco de dados MySQL. Demandou oito meses para o desenvolvimento, desde a definição do conteúdo até a versão final para implementação pela pesquisadora. A tecnologia foi validada por nove especialistas clínicos e três especialistas técnicos, e apontou IVC global de 0,91 e 0,93, respectivamente, assim como p>0,05 em ambas as avaliações, o que demonstrou a validade de conteúdo da tecnologia criada. Conclusão: O “Quedas Não” é uma tecnologia válida, no que se refere ao conteúdo, à relevância do sistema, ao ambiente, à ergonomia, interface, funcionalidade, usabilidade e eficiência do sistema. Logo, configura-se como ferramenta válida e que poderá ser indicada para educação em saúde de pacientes adultos durante a hospitalização.pt_BR
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