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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Prata, Bruno de Athayde | - |
dc.contributor.author | Barroso, Giovanni Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Arruda, João Bosco Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T10:58:12Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T10:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | PRATA, Bruno de Athayde; BARROSO, Giovanni Cordeiro; ARRUDA, João Bosco Furtado. Movimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petri. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XII., 07 a 09 nov. 2005, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-7189 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64022 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Redes de petri | pt_BR |
dc.subject | Logística portuária | pt_BR |
dc.subject | Agronegócio | pt_BR |
dc.title | Movimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petri | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O agronegócio é uma atividade de suma importância para muitas economias regionais e, para que os produtos agro-industriais possam ter preços competitivos nos mercados interno e externo, é necessário reduzir ao máximo os custos de transporte, dentre os quais se pode destacar os custos de movimentação nos portos. Este trabalho tem o objetivo de modelar a movimentação de contêineres de cargas agro-industriais em terminais portuários, visando caracterizar a operação do sistema e dimensionar as frotas de equipamentos de movimentação e transporte de contêineres. Na modelagem, foi empregada a técnica das redes de Petri, uma metodologia bastante usada no meio técnico e acadêmico para a análise de sistemas a eventos discretos. Foram coletados dados referentes ao Porto do Pecém para a caracterização das atividades de manuseio de cargas do terminal, subsidiando o desenvolvimento de uma rede que representasse a sua operação. A modelagem desenvolvida foi capaz de representar o sistema portuário em qualquer instante de sua operação, possibilitando a elaboração de cenários para análise do tempo de ciclo na movimentação e transporte de contêineres no terminal supracitado. Como conclusão, demonstra-se o potencial da modelagem utilizada para contribuir na tomada de decisão com vistas a ganhos de produtividade de instalações portuárias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2005_eve_baprata.pdf | 140,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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