Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorBarroso, Giovanni Cordeiro-
dc.contributor.authorArruda, João Bosco Furtado-
dc.date.accessioned2022-02-18T10:58:12Z-
dc.date.available2022-02-18T10:58:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPRATA, Bruno de Athayde; BARROSO, Giovanni Cordeiro; ARRUDA, João Bosco Furtado. Movimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petri. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XII., 07 a 09 nov. 2005, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2005.pt_BR
dc.identifier.issn1809-7189-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64022-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedes de petript_BR
dc.subjectLogística portuáriapt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleMovimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petript_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO agronegócio é uma atividade de suma importância para muitas economias regionais e, para que os produtos agro-industriais possam ter preços competitivos nos mercados interno e externo, é necessário reduzir ao máximo os custos de transporte, dentre os quais se pode destacar os custos de movimentação nos portos. Este trabalho tem o objetivo de modelar a movimentação de contêineres de cargas agro-industriais em terminais portuários, visando caracterizar a operação do sistema e dimensionar as frotas de equipamentos de movimentação e transporte de contêineres. Na modelagem, foi empregada a técnica das redes de Petri, uma metodologia bastante usada no meio técnico e acadêmico para a análise de sistemas a eventos discretos. Foram coletados dados referentes ao Porto do Pecém para a caracterização das atividades de manuseio de cargas do terminal, subsidiando o desenvolvimento de uma rede que representasse a sua operação. A modelagem desenvolvida foi capaz de representar o sistema portuário em qualquer instante de sua operação, possibilitando a elaboração de cenários para análise do tempo de ciclo na movimentação e transporte de contêineres no terminal supracitado. Como conclusão, demonstra-se o potencial da modelagem utilizada para contribuir na tomada de decisão com vistas a ganhos de produtividade de instalações portuárias.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_baprata.pdf140,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.