Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Irffi, Guilherme Diniz | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Camila Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T16:23:25Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T16:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, C. G. Eficiência das escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. 2021. 70 p. Monografia (Graduação de Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64006 | - |
dc.description.abstract | The analysis of the educational efficiency of the Brazilian public system is very important, given that even with advances in the 1990s, which can be seen as a starting point for the development of educational policies in Brazil, the country is still among the last placed before the results of the Program for International Student Assessment (PISA), which establishes a necessary attention to educational quality (OLIVEIRA; MENEZES-FILHO; KOMATSU, 2018; OLIVEIRA; SOUZA; ANNENGUES, 2018). Due to the disparities between brazilian municipalities, which are easily evident from the data made available by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), it is interesting to detail the individual ability of each municipality to allocate its inputs efficiently in order to be able to maximize their results (educational performance). As a result, this paper analyzes schools in the municipal public school in Fortaleza, early and final years of elementary school, estimating the technical efficiency of schools in the municipal school using the Data Envelopment Analysis (DEA) method for three models: literacy, 5th grade and 9th grade. In general, it was found that the schools that appeared among the most efficient ones often belonged to districts that had good results in the variables of educational performance, in addition to being possible to observe that for the 9th grade model, these same schools were among the awarded by students at OBMEP. It was also noted that full-time schools had good efficiency rates | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise de Eficiência Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.title | Eficiência das escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A análise da eficiência educacional da rede pública brasileira é de grande importância, visto que mesmo com avanços na década de 1990, podendo ser vista como ponto de partida para o desenvolvimento de políticas educacionais no Brasil, o país ainda está entre os últimos colocados diante os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA), o que estabelece uma necessária atenção à qualidade educacional (OLIVEIRA; MENEZES FILHO; KOMATSU, 2018; OLIVEIRA; SOUZA; ANNEGUES, 2018). Devido às disparidades entre os municípios brasileiros facilmente evidenciadas a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), torna-se interessante detalhar a habilidade individual de cada município em alocar seus insumos de forma eficiente para conseguir maximizar seus resultados (desempenho educacional). Em função disso, este trabalho analisa as escolas da rede pública municipal de Fortaleza, anos iniciais e finais do ensino fundamental, estimando a eficiência técnica das escolas da rede municipal pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) para três modelos: um para alfabetização, um para 5º ano e um último para 9º ano. De modo geral, encontrou-se que as escolas que apareciam entre as mais eficientes pertenciam muitas vezes a distritos que possuíam bons resultados nas variáveis de desempenho educacional, além de ser possível observar que para o modelo do 9º ano, estas mesmas escolas estavam entre as premiadas por alunos na OBMEP. Notou-se ainda que as escolas de tempo integral apresentaram bons índices de eficiência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_cgcorrêa.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.