Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Isabelle Braz Peixoto da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Carlos Vinicius Frota de-
dc.date.accessioned2013-10-25T12:25:34Z-
dc.date.available2013-10-25T12:25:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Carlos Vinicius Frota de. Tá na água de beber: culto aos ancestrais na capoeira. 2012. 134f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6395-
dc.description.abstractCapoeira is a dance-fight-game that is part of the set of traditions coming from the heritage of blacks kidnapped in Africa and subject to the system of slavery in Brazil. In capoeira, the ancestors are the object of deference and admiration throughout the ritual of the wheel and the transmission of knowledge. The research aims to understand the ancestor worship practiced in the Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB), a nonprofit association that operates by spreading this cultural manifestation. From an ethnographic perspective, participant observation presents itself as the main methodological approach, emphasizing a qualitative analysis. To perform a bibliographic review, we turn to the scientific literature produced mainly around the themes of capoeira, the collective memory, and concepts of field, habitus and class in Pierre Bourdieu. We observed the devotion to the ancestors, in the daily CECAB along the transmission of knowledge, the ritual of the wheel, narratives and discourses of the master, power relations and treatment of the theme of religion. The memory of these characters, places and events in the history of capoeira is designed on contemporary experiences, offering support to the feeling of belonging to the group and the trajectory of black culture in Brazil. The ancestors are presented as true representatives of the relationship of capoeira with other African-Brazilian culture, a relationship that, in day-to-day practice, the wheels and events, the capoeiristas of CECAB affirm your commitment to continuity. The masters are the guardians of the memories of ancestors and primarily responsible for the preservation of tradition. However, in the ancestor worship, the memory is shaped so as to consolidate the social order and legitimize the power of its current officers, the masters of this. The representations about the past and its characters undergo a process of selection from power relations, interests and concerns present in poultry in the universe when they are articulated and expressed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAncestor worshippt_BR
dc.subjectCapoeira - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCulto dos antepassadospt_BR
dc.subjectCentro Cultural Capoeira Água de Beberpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectCapoeiristas - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.titleTá na água de beber: culto aos ancestrais na capoeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA capoeira é uma luta-dança-jogo que faz parte do conjunto de tradições oriundas das heranças dos negros raptados no continente africano e submetidos ao regime escravocrata no Brasil. Na capoeira, os ancestrais são objeto de deferência e admiração ao longo do ritual da roda e na transmissão dos conhecimentos. A pesquisa visa compreender o culto aos ancestrais na capoeira praticada no Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB), uma associação sem fins lucrativos que atua difundindo esta manifestação cultural. Partindo de uma perspectiva etnográfica, a observação participante apresenta-se como principal procedimento metodológico, priorizando uma análise qualitativa. Para a realização do levantamento bibliográfico, recorremos principalmente à literatura científica produzida em torno das temáticas da capoeira, de memória coletiva, e dos conceitos de campo, habitus e classe em Pierre Bourdieu. Observamos a devoção aos ancestrais, no cotidiano do CECAB, ao longo da transmissão dos saberes, do ritual da roda, das narrativas e dos discursos do mestre, das relações de poder e do tratamento da temática da religiosidade. A memória destes personagens, dos acontecimentos e de lugares da história da capoeira é projetada sobre as experiências contemporâneas, oferecendo suporte ao sentimento de pertença ao grupo e à trajetória das culturas negras no Brasil. Os ancestrais são apresentados enquanto autênticos representantes da relação da capoeira com as demais culturas afro-brasileiras, relação esta que, no dia-a-dia dos treinos, das rodas e dos eventos, os capoeiristas do CECAB afirmam o compromisso com a sua continuidade. Os mestres são os guardiões das memórias dos ancestrais e principais responsáveis pela preservação da tradição. Contudo, no culto aos ancestrais, a memória é moldada de forma a consolidar a ordem social e legitimar o poder dos seus atuais representantes, os mestres do presente. As representações acerca do passado e dos seus personagens sofrem um processo de seleção a partir das relações de poder, dos interesses e das preocupações presentes nos universo da capoeira no momento em que são articuladas e expressas.pt_BR
dc.title.enTá na Água de Beber: ancestor worship in capoeirapt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-CVFALBUQUERQUE.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.