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dc.contributor.authorSaboya, Lucas Freire-
dc.date.accessioned2022-02-15T17:02:29Z-
dc.date.available2022-02-15T17:02:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSABOYA, L. F. Análise sobre a conscienciosidade e outras competências em uma amostra de universitários da UFC. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63937-
dc.description.abstractIn face of the transformations that have taken place in the world, it is clear that, as human beings gain more responsibilities, new skills are demanded in their personal, social, and professional lives. Moreover, the technical conditions required for job opportunities are becoming increasingly similar, e.g., in terms of training or degrees, which highlights the importance of one's education beyond scientific-technical knowledge. This study aims to analyze conscientiousness and other socio-emotional skills, along with the frequency of self-regulation. The sample consists of 93 Brazilian college students, with an average age of 22 years old, who filled out a participant characterization questionnaire, as well as two inventories: NEO-FFI-20 and IPAA. Results showed that college students have higher levels of conscientiousness and extraversion and lower levels of neuroticism, having a satisfactory self-regulatory behavior in the learning process that is independent of class time. Female students who took part in this research showed higher levels of conscientiousness, openness to new experiences and kindness; also, it was revealed that there is a positive correlation between conscientiousness and self-regulation among college students. The limitations of this study consist of time of execution, the possibility for further data analysis, and the limited sample size, which was restricted to students of a single college within the university. Nevertheless, the research process was of great value, and the results highlight the influence of personality and the importance of non cognitive skills in face of social demands and the development of individuals as citizens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConscienciosidadept_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectSocioemocionaispt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.titleAnálise sobre a Conscienciosidade e outras competências em uma amostra de universitários da UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.description.abstract-ptbrDiante das transformações ocorridas no mundo, percebe-se que os seres humanos passam a ganhar mais responsabilidades e novas habilidades começam a ser exigidas em suas vidas pessoais, sociais e profissionais. Além disso, as condições técnicas ficam sendo cada vez mais similares, por exemplo, a nível de titulação ou formação, evidenciando a importância da educação do sujeito para além do conhecimento técnico científico. Objetivo desse estudo é analisar a conscienciosidade e outras habilidades socioemocionais, junto a frequência de autorregulação. A amostra é constituída por 93 estudantes universitários brasileiros, com idade média de 22 anos, que preencheram um questionário de Caracterização do Participante, o Inventário de Personalidade NEO-FFI- 20 e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). Os resultados apontaram que os estudantes universitários possuem maiores níveis de conscienciosidade e extroversão e menores níveis de neuroticismo, tendo um comportamento autorregulatório no processo de aprendizagem satisfatório que independe do turno do curso. As mulheres do curso possuem maiores níveis de conscienciosidade, abertura a novas experiências e amabilidade, e foi evidenciado que existe uma correlação positiva entre conscienciosidade e autorregulação entre os universitários. As limitações da pesquisa encontram-se no tempo de execução, nas possibilidades de análise de dados mais aprofundada e no espaço amostral limitado, que se restringiu aos alunos de um único curso dentro da universidade. Apesar disso, o processo de pesquisa foi de grande valia e os resultados põem em evidencia a influência da personalidade e a importância das habilidades não cognitivas face as demandas sociais e o desenvolvimento do indivíduo como cidadão.pt_BR
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