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dc.contributor.advisorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.contributor.authorGiacomello, Rogério-
dc.date.accessioned2013-10-24T20:38:00Z-
dc.date.available2013-10-24T20:38:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGIACOMELLO, Rogério. Uma análise sobre o mercado de aviação brasileiro. 2012. 31 f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6388-
dc.description.abstractThis work aims to answer questions regarding the Brazilian aviation market, and how it behaves in terms of oligopolistic competition. That is, there are some firms in this sector competing for the same market, thereby analyzing issues among these firms, you may indicate issues of efficiency in this sector. Using data on market share of each company, and the elasticity of the aviation industry for the year 2009, it was mixed reviews on possible mergers in the airline market in Brazil, giving in each profile that elasticity which would potentially bring a greater distortion for the sector. The methodology for this was the model PCAIDS (Proportionality-Calibrated Almost Ideal Demand System), proposed by Epstein and Rubinfeld (2002) that simulates the merger of two companies in an oligopolistic market, and has an advantage of requiring fewer parameters to your pet than other methodologies. The findings suggest that the merger of GOL TAM will bring a higher price increases than other combinations that were made to give some scenarios that were tested.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSetor aéreopt_BR
dc.subjectOligopóliopt_BR
dc.subjectFusãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.titleUma análise sobre o mercado de aviação brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa responder questões referentes ao mercado de aviação brasileiro e verificar como este se comporta em termos de concorrência oligopolista. Ou seja, existem algumas firmas, neste setor, disputando o mesmo mercado, com isso, analisando questões entre essas firmas, é possível indicar questões de eficiência neste setor. Utilizando dados sobre a parcela de mercado de cada empresa, e as elasticidades do setor de aviação para o ano de 2009, foram feitas várias análises sobre possíveis fusões no mercado aéreo brasileiro, indicando em cada perfil de elasticidade qual seria a que potencialmente traria uma maior distorção para o setor. A metodologia para tal processo foi o modelo PCAIDS (Proportionality-Calibrated Almost Ideal Demand System), proposto por Epstein e Rubinfeld (2002), que simula a fusão de duas empresas em um mercado oligopolizado, e possui uma vantagem de exigir menos parâmetros para a sua estimação do que as outras metodologias. As conclusões apontam que a fusão da empresa GOL com a TAM trará uma maior elevação de preços do que se outras combinações fossem feitas para alguns cenários de elasticidade que foram testados.pt_BR
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