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Tipo: TCC
Título: Efeitos do uso dos recursos de tecnologia assistiva no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral sob a ótica dos pais
Autor(es): Rodrigues, Danielle Magalhães
Orientador: Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Palavras-chave: Equipamentos de Autoajuda;Paralisia Cerebral;Criança
Data do documento: 18-Jan-2022
Citação: RODRIGUES, D. M. Efeitos do uso dos recursos de tecnologia assistiva no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral sob a ótica dos pais. 2022. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63858. Acesso em: 10 fev. 2022.
Resumo: A Tecnologia Assistiva (TA) dispõe de recursos usados como facilitadores no tratamento de pessoas com alterações do neurodesenvolvimento como a Paralisia Cerebral (PC), minimizando agravos e promovendo ganhos funcionais e de qualidade de vida. Considerando esses aspectos, o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral sob a ótica dos pais. O desenho trata-se de Relato de Casos, realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) no período de outubro de 2021 à janeiro de 2022. A coleta dos dados se deu através de prontuário e entrevista estruturada com a amostra composta por pais de crianças que possuem diagnóstico ou suspeita de PC e que realizem o uso de órteses, dispositivos e ou mobiliários por no mínimo um mês. A entrevista englobava a descrição da tecnologia, orientação quanto ao uso correto, dificuldades enfrentadas para adquirir e para o uso diário, tempo de uso diário, ambiente utilizado para uso dos mobiliários, e o que mudou, para eles, no desempenho funcional da criança após o uso da TA. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em um banco de dados no programa Excel, sendo analisadas com cálculos de média, desvio padrão e frequência das respostas. Foram entrevistados 8 familiares de crianças com diagnóstico de PC, sendo as crianças 62,5% (5) do sexo feminino e 37,5% (3) masculino, média de idade de 39,4 meses (±25,1). Todas fizeram uso de TA por no mínimo 2 meses, média 20 meses (±18,14), e utilizavam órteses, 25% (2) associados com uso de dispositivos e 37,5% (3) com mobiliários. Os familiares foram orientados quanto ao uso, entretanto 87,5% (7) apresentou dificuldades. Com relação ao desempenho funcional, todos relataram a melhora de seus filhos após o uso da TA, sendo que 87,5% (7) relatou melhora em aspectos relacionados ao tônus postural e equilíbrio, 62,5% (5) ao desenvolvimento motor grosso, 62,5% (5) em brincar e interagir com a família e 37,5% (3) em habilidades manuais. Com esse estudo foi possível verificar que o uso de tecnologia assistiva de órtese, dispositivos e mobiliários podem contribuir positivamente para o desenvolvimento funcional de crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral, sob a ótica dos pais, principalmente nos aspectos de tônus postural, equilíbrio, desempenho motor grosso, habilidades manuais, brincar, participação e interação com a família.
Abstract: Assistive Technology (AT) has resources used as facilitators in the treatment of people with neurodevelopmental disorders such as Cerebral Palsy (CP), minimizing injuries and promoting functional gains and quality of life. Considering these aspects, the objective of the study was to evaluate the effects of the use of Assistive Technology resources on the functional performance of children with cerebral palsy from the parents point of view. The design is a Case Report, carried out at the Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) from October 2021 to January 2022. Data collection took place through medical records and structured interview with the sample composed of parents of children diagnosed with or suspected of having CP and who use orthoses, devices and/or furniture for at least one month. The interview included the description of the technology, guidance on its correct use, difficulties faced in acquiring and for daily use, time of daily use, environment used to use the furniture, and what has changed, for them, in the child's functional performance after the use of AT. The interviews were recorded, transcribed and organized in an Excel database, being analyzed with calculations of mean, standard deviation and frequency of responses. Eight family members of children diagnosed with CP were interviewed, with 62.5% (5) of the children being female and 37.5% (3) male, mean age of 39.4 months (±25.1). All used AT for at least 2 months, mean 20 months (±18.14), and used orthoses, 25% (2) associated with the use of devices and 37.5% (3) with furniture. The family members were instructed on the use, however 87.5% (7) had difficulties. Regarding functional performance, all reported the improvement of their children after the use of AT, with 87.5% (7) reporting improvement in aspects related to postural tone and balance, 62.5% (5) to gross motor development , 62.5% (5) in playing and interacting with the family and 37.5% (3) in manual skills. With this study, it was possible to verify that the use of assistive orthotic technology, devices and furniture can contribute positively to the functional development of children diagnosed with Cerebral Palsy, from the perspective of the parents, specially in the aspects of postural tone, balance, gross motor performance, manual skills, play, participation and interaction with the family.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63858
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