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Tipo: Tese
Título: Intenção empreendedora, inovação e sustentabilidade: uma abordagem cross-cultural
Autor(es): Paiva, Luis Eduardo Brandão
Orientador: Lima, Tereza Cristina Batista de
Coorientador: Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro
Palavras-chave: Cross-cultural;Empreendedorismo;Inovação;Sustentabilidade.
Data do documento: 28-Jan-2022
Citação: PAIVA, L. E. B. Intenção empreendedora, inovação e sustentabilidade: uma abordagem cross-cultural. 2022. 204 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta tese está organizada a partir da construção de três artigos científicos, os quais percorrem por campos temáticos relacionados à intenção empreendedora, sustentabilidade e inovação, em uma perspectiva atitudinal-intencional. O questionamento central da tese concentra nas possíveis relações existentes e nos impactos da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora, com a abordagem cross-cutural entre indivíduos de universidades brasileira e espanhola. A partir disso, o objetivo geral da tese foi analisar as relações e os impactos da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora. Adotaram-se algumas abordagens teóricas e metodológicas sobre os temas investigados: (i) sustentabilidade, com ênfase na consciência ambiental e na atitude e orientação para a sustentabilidade no contexto do empreendedorismo; (ii) inovação, mediante a Teoria da Adaptação-Inovação; e (iii) intenção empreendedora, baseando-se na Teoria do Comportamento Planejado. As análises dos dados foram estabelecidas de duas formas: (a) realização da busca sistêmica na base da dados da Scopus; e (ii) aplicação de questionários junto aos estudantes de universidades brasileira e espanhola. A pesquisa está fundamentada no paradigma positivista, apresentando abordagem quantitativa, de natureza descritiva e explicativa. As técnicas de análise de dados adotadas foram: Análise de Redes Bibliométricas, Teste do Qui-quadrado, Testes t e de Mann-Whitney, Análise Fatorial Exploratória, Regressão Logística e Modelagem de Equações Estruturais (Permutação e Análise Multigrupo). O tratamento dos dados teve auxílio dos softwares: VOSViewer®, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) e SmartPLS®. Os resultados da tese, desdobrados nos três artigos científicos, evidenciaram, quanto ao primeiro estudo, o qual investigou a produção científica internacional sobre intenção empreendedora e sustentabilidade, que a literatura que versa no alinhamento entre a intenção empreendedora e a sustentabilidade ainda é incipiente, sendo constatadas temáticas emergentes e correlatas à intenção empreendedora e sustentabilidade: educação empreendedora e gênero; práticas sustentáveis; inovação e traços de personalidades; intenção, empreendedorismo sustentável e empreendedorismo social. Esses resultados sugerem a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que abordem o contexto social, econômico e político no Brasil e no mundo. Para o artigo científico 2, que analisou a influência dos constructos comportamentais inovadores e sustentáveis na intenção empreendedora dos estudantes universitários entre países distintos, foi verificado que os constructos da Teoria do Comportamento Planejado (atitudes pessoais e controle comportamental percebido) tiveram influências na intenção empreendedora dos indivíduos, com exceção das normas subjetivas; e ainda eles se mostraram mais inovadores do que adaptadores - consoante o alinhamento entre a Teoria da Adaptação-Inovação e a intenção empreendedora. Todavia, a consciência ambiental, por meio dos constructos comportamentais sustentáveis, não obteve influência para predizer a intenção empreendedora dos estudantes das universidades brasileira e espanhola. O artigo científico 3 teve como foco investigar as relações da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de estudantes de universidades brasileira e espanhola. Esse estudo permitiu apontar que há relações entre os constructos da Teoria do Comportamento Planejado (atitudes pessoais, normas subjetivas e controle comportamental percebido) e que, apesar das atitudes para a sustentabilidade apresentarem impactos na intenção em empreender, quanto à preocupação social e ambiental, o fato de os indivíduos estarem orientados sustentavelmente pode ser um fator impeditivo para eles empreenderem. Ademais, a propensão para inovar também foi um forte preditor da intenção empreendedora entre os indivíduos de ambas as universidades. Entende-se, baseando-se no desenvolvimento desta tese, que há contribuições que reforçam o ineditismo e a originalidade, ressaltando-se, a priori, que a abordagem bibliométrica teve contribuição na sistematização do conhecimento científico sobre intenção empreendedora e sustentabilidade, diante do fato de que as publicações científicas evidenciam tendências e influências nas mais diversas áreas do conhecimento científico. Como a intenção empreendedora é relevante na atualidade, esta tese teve também como contribuição buscar impactar no fomento ao incentivo de políticas e práticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior de diferentes países, sobretudo para ampliar entendimentos, olhares e saberes sobre a importância de estudos e práticas ambientais, inovadoras e sociais alinhadas ao contexto do empreendedorismo – com o intuito de potencializar os benefícios sociais e ambientais gerados pelos empreendedores, bem como pelos futuros empreendedores.
Abstract: This thesis is organized from the construction of three scientific articles, which cover thematic fields related to entrepreneurial intention, sustainability, and innovation, in an attitudinal-intentional perspective. The central questioning of the thesis focuses on the possible existing relationships and on the impacts of sustainability and innovation on entrepreneurial intention, with a cross-cultural approach between individuals from Brazilian and Spanish universities. From this, the general aimed of the thesis was to analyze the relationships and impacts of sustainability and innovation on entrepreneurial intention. Some theoretical and methodological approaches were adopted on the themes investigated: (i) sustainability, with an emphasis on environmental awareness and on the attitude and orientation towards sustainability in the context of entrepreneurship; (ii) innovation, through the Adaptation-Innovation Theory; and (iii) entrepreneurial intention, based on the Theory of Planned Behavior. Data analyzes were established in two ways: (a) carrying out a systemic search in the Scopus database; and (ii) application of questionnaires to university students from Brazilian and Spanish universities. The research is based on the positivist paradigm, presenting a quantitative approach, with a descriptive and explanatory nature. The data analysis techniques adopted were: Bibliometric Network Analysis, Chi-Square Test, t and Mann-Whitney Tests, Exploratory Factor Analysis, Logistic Regression and Structural Equation Modeling (Permutation and Multigroup Analysis). Data treatment was supported by software: VOSViewer®, Statistical Package for Social Sciences (SPSS®) and SmartPLS®. The results of the thesis, broken down into three scientific articles, showed, as for the first study, which investigated the international scientific production on entrepreneurial intention and sustainability, that the literature dealing with the alignment between entrepreneurial intention and sustainability is still incipient, being emerging themes correlated to entrepreneurial intention and sustainability were found: entrepreneurial education and gender; sustainable practices; innovation and personality traits; intention, sustainable entrepreneurship and social entrepreneurship. These results suggest the need for the development of research that address the social, economic, and political context in Brazil and in the world. For scientific article 2, which analyzed the influence of innovative and sustainable behavioral constructs on the entrepreneurial intention of university students across different countries, it was verified that the constructs of the Theory of Planned Behavior (personal attitudes and perceived behavioral control) influenced the entrepreneurial intention of individuals, with the exception of subjective norms; and yet they proved to be more innovative than adaptive - depending on the alignment between Adaptation-Innovation Theory and entrepreneurial intention. However, environmental awareness, through sustainable behavioral constructs, was not influential in predicting the entrepreneurial intention of students from Brazilian and Spanish universities. Scientific article 3 focused on investigating the relationships between sustainability and innovation in the entrepreneurial intention of students from Brazilian and Spanish universities. This study allowed us to point out that there are relationships between the constructs of the Theory of Planned Behavior (personal attitudes, subjective norms, and perceived behavioral control) and that, despite attitudes towards sustainability having impacted on the intention to undertake, in terms of social and environmental concern, the fact that individuals are sustainably oriented can be an impediment for them to undertake. Furthermore, the propensity to innovate was also a strong predictor of entrepreneurial intent among individuals at both universities. It is understood, based on the development of this thesis, that there are contributions that reinforce the originality and originality, emphasizing, a priori, that the bibliometric approach contributed to the systematization of scientific knowledge about entrepreneurial intention and sustainability, given the fact that those scientific publications show trends and influences in the most diverse areas of scientific knowledge. As the entrepreneurial intention is relevant today, this thesis also had the contribution of seeking to impact on the encouragement of policies and practices aimed at Higher Education Institutions in different countries, especially to broaden understandings, views and knowledge about the importance of studies and practices environmental, innovative and social in line with the entrepreneurial context - with the aim of enhancing the social and environmental benefits generated by entrepreneurs, as well as by future entrepreneurs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63853
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