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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Brenda Maria Marçal de-
dc.contributor.authorRogério, Pedro-
dc.date.accessioned2022-02-04T18:15:54Z-
dc.date.available2022-02-04T18:15:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Brenda Maria Marçal de; ROGÉRIO, Pedro. Laboratório de Epistemologia da Música. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5224, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63797-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.titleLaboratório de Epistemologia da Músicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho traz uma apresentação do Laboratório de Epistemologia da Música - LEMUS da Universidade Federal do Ceará, onde comecei a colaborar recentemente na qualidade de bolsista da PRAE. O citado laboratório está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq e tem como líderes o Prof. Dr. Pedro Rogério e o Prof. Luiz Botelho Albuquerque - Ph.D. O Projeto de Pesquisa Laboratório de Epistemologia da Música objetivou no período de 2015/2016 compreender o campo de pesquisa em Educação Musical estabelecido no Eixo Temático Ensino de Música - ETEM - da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGEB/UFC). Nesse sentido manteve-se a análise das dissertações e teses referentes ao ETEM. A praxiologia de Pierre Bourdieu e o método relacional forneceram subsídios teóricos nas etapas de revisão de literatura e análise dos dados coletados, enquanto o paradigma qualitativo nos apontou os procedimentos para a seleção e categorização dos dados. Os resultados preliminares obtidos apontam para a consolidação do campo de pesquisa em Educação Musical situado no Eixo Temático Ensino de Música do PPGEB/UFC. Registre-se que em 2016.2 entrarão trabalhos defendidos no Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/UFC, o que ampliará o escopo da pesquisa. Minha colaboração mais específica tem sido acompanhar as aulas do professor Luiz Botelho Albuquerque, que entre os pesquisadores é o que tem maior experiência e maior produção científica. As aulas são gravadas em áudio e/ou vídeo e em seguida são transcritas. Esta produção nos fornecerá as bases epistemológicas defendidas pelo citado pesquisador e será analisada dentro do arcabouço teórico da praxiologia de Pierrre Bourdieu.pt_BR
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