Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Brenda Laresca Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Zylberberg, Tatiana Passos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T16:12:59Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T16:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Brenda Laresca Nascimento de; ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Reflexões sobre a experiência na Bolsa de Iniciação Acadêmica: a descoberta da(s) possibilidade(s) de transitar na universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63774 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Bolsa de desenvolvimento acadêmico | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a experiência na Bolsa de Iniciação Acadêmica: a descoberta da(s) possibilidade(s) de transitar na universidade | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) os estudantes têm a possibilidade de transitar entre os cursos, tendo a oportunidade de romper com as “intermináveis repetições” de formas de pensar quando se fica restrito exclusivamente ao próprio curso. Na Iniciação Acadêmica fui alocada no Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, numa área “pouco ou completamente” diferente do meu curso de origem - Letras (Português-Francês). Participaram comigo da experiência da bolsa BIA três estudantes: dois do curso de Cinema e um do curso de Educação Física. A Bolsa de Iniciação Acadêmica foi muito importante para o processo de aprendizagem, pois participei de três projetos com linguagens específicas e diferentes: Mulheres e Novelos (livro, página de facebook, canal no youtube, criação de instagram), Conecte e Crie (site com inovadoras maneiras de compreender-fazer a Educação física) e De Corpos no Mundo (instalação de arte para a conscientização das pessoas em relação a elas e ao mundo em que vivemos). No Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER/IEFES/UFC) estive em contato com as linguagens verbais e não verbais que estudo no curso de Letras: seja na correção de textos dos alunos da Educação Física, na organização e apresentação de espetáculos, frequentando aulas relacionadas com o curso de Educação Física, elaborando pesquisas e vídeos, com ajuda dos bolsistas da BIA do curso de cinema; ou ainda, elaborando materiais para o esclarecimento de doenças e ajudando numa melhor saúde das mulheres, ajudando na organização e divulgação da Exposição "De Corpos no Mundo". Tive grandes experiências de conhecimento, pois pude transitar e conhecer lugares que nem conhecia, estar em contato com pessoas diferentes; convivi e tive o prazer de aprender coisas relacionadas (aparentemente) a outros cursos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_blnaraujo.pdf | 73,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.