Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63763
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A percepção da monitoria como elemento de fortalecimento do ensino-aprendizagem na área de Engenharia de Transportes
Título em inglês: The perception of academic monitoring as an element of strengthening teaching-learning in the area of Transportation Engineering
Autor(es): Mota, Bruno Cavalcante
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: Docência;Monitoria;Aprendizagem;Engenharia civil
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ensino de Engenharia - http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/index
Citação: MOTA, Bruno Cavalcante; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. A percepção da monitoria como elemento de fortalecimento do ensino-aprendizagem na área de Engenharia de Transportes. Revista de Ensino de Engenharia, v. 40, p. 373-382, 2021.
Resumo: Durante a educação superior, a troca de saberes e experiências é evidenciada a partir do desenvolvimento de estratégias dialógicas para a construção de conhecimentos entre pares, permitindo que discentes e docentes se sintam responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. No contexto dessa formação, a monitoria acadêmica ganha relevância. Nesse âmbito, durante as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), é desenvolvida uma série de atividades com os discentes por meio do Programa de Iniciação à Docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos discentes monitorados no curso de Engenharia Civil em relação às atividades de monitoria, por meio de um questionário no qual os alunos permeiam entre a discordância total e a concordância total em oito afirmativas sobre o processo em questão. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos consideraram a monitoria como meio de fortalecimento do ensino e que ela exerceu impacto positivo no decorrer da disciplina.
Abstract: During higher education, the exchange of knowledge and experiences is evidenced by the development of dialogic strategies for the construction of knowledge among peers, allowing students and teachers to feel responsible for the teaching-learning process. In the context of this training, academic monitoring gains relevance. In this context, during the disciplines offered by the Department of Transportation Engineering of the Federal University of Ceará (UFC), a series of activities are developed with students through the Teaching Initiation Program. Thus, the objective of this paper is to evaluate the perception of the students monitored in the course of Civil Engineering in relation to the monitoring activities, in which, by means of a questionnaire, the students interspersed between total disagreement and total agreement in eight affirmations about the process in question. The results showed that most students considered monitoring as a means of strengthening teaching and that it had a positive impact on the course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63763
ISSN: 2236-0158 Versão on-line
0101-5001 Versão Impressa
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_bcmota.pdf384,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.