Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63755
Tipo: Resumo
Título: Análise do grau de conversão de resinas compostas bulk fill
Autor(es): Lima, Benedita Kilvia de
Rodrigues, Nara Sousa
Cunha, Diana Araújo
Souza, Lidiane Costa de
Freitas, David Queiroz de
Saboia, Vicente de Paulo Aragão
Palavras-chave: Polimerização;Resinas compostas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Benedita Kilvia de; RODRIGUES, Nara Sousa; CUNHA, Diana Araújo; SOUZA, Lidiane Costa de; FREITAS, David Queiroz de; SABOIA, Vicente de Paulo Aragão. Análise do grau de conversão de resinas compostas bulk fill. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A técnica incremental é geralmente utilizada na rotina clínica para evitar as consequências clínicas da contração de polimerização, visando à obtenção de um selamento marginal eficaz. Embora a técnica incremental seja importante para a penetração adequada da luz nas resinas convencionais, ela tem desvantagens como a possibilidade de formação de vazios entre os incrementos de resina e o maior tempo necessário para a inserção do material e finalização da restauração. As resinas bulk fill foram desenvolvidas com o intuito de eliminar tais inconvenientes, pois segundo os fabricantes, permitem a fotopolimerização adequada até uma profundidade de 5 mm. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi analisar o grau de conversão de duas resinas bulk fill (Filtek Bulk Fill – 3M e SonicFill – Kerr) e uma convencional (Opallis – FGM) após a polimerização na superfície e a 5 mm de profundidade. Para isso, foram confeccionados três espécimes de cada grupo utilizando um aparato plástico de 5 mm e o grau de conversão foi mensurado na porção superficial e profunda imediatamente após a fotopolimerização em espectroscopia micro-Raman. Os espécimes foram fotopolimerizados com auxílio de fita de poliéster e sobre uma placa de vidro, evitando uma exposição excessiva ao oxigênio. Os resultados foram analisados percentualmente a partir da média de cada grupo. Os valores referentes à Filtek Bulk Fill demonstraram um maior percentual de conversão tanto na região superficial quanto na região mais profunda de cada espécime quando comparados ao outros compósitos. Já a resina SonicFill apresentou o valor da média de conversão maior na região superficial quando comparada com a resina convencional. Entretanto, na região profunda teve uma redução dessa média quando comparada com a Opallis. Portanto, a Filtek Bulk Fill utilizadas no estudo apresenta uma fotopolimerização mais uniforme a 5 mm de profundidade quando comparadas aos outros dois compósitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63755
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bklima.pdf71,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.