Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gorczevski, Deisimer | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Aline Mourão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T14:01:25Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T14:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Aline Mourão de. Ornamento aventura errante. 2016. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63740 | - |
dc.description.abstract | An adornment can be understood as the trace of a gesture, in which it is possible to sense the presence of both the manual work and the thought process, bringing it closerto the concept of artifact, in which the aesthetic and functional qualities are inseparable. Taking this idea as a starting point, it is possible to free it from the stigma of accumulation, excess and frivolity placed upon it by the “official” history of Western art in the name of progress, therefore imparting political potency to the subjectivity of its non-representative aesthetics. This project proposes a multifocal approach to the adornment as a type of device capable of giving agency to an intimate dimension of the creative gesture and to the countless possibilities of making it visible, especially through photography and on urban spaces, subtly intervening with the surfaces of the cities and with people's lives. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ornamento | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Ornamento aventura errante | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ornamento pode ser compreendido como a marca de um gesto, em que é possível supor a presença do trabalho manual e do pensamento, aproximando-se, portanto, do conceito de artefato, em que as qualidades estéticas e funcionais se encontram indissociáveis. A partir dessa ideia, é possível despi-lo da capa de acúmulo, excesso e frivolidade com o qual foi recoberto pela história da arte ocidental “oficial”, em nome do progresso, e conferir potência política à subjetividade de sua estética não representativa. Essa pesquisa propõe um olhar multifocal para o ornamento, como uma espécie de dispositivo capaz de agenciar a dimensão íntima do gesto criativo e as inúmeras possibilidades de dar-lhe visibilidade, especialmente com a fotografia e o espaço urbano, intervindo de modo sutil na superfície das cidades e na vida das pessoas. | pt_BR |
dc.title.en | Wandering adventure ornament | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_amalbuquerque.pdf | 31,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.