Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chaves, Italo Teixeira | - |
dc.contributor.author | Martins, Lyvia Ravena de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T20:16:50Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T20:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | chaves, Italo Teixeira; MARTINS, Lyvia Ravena de Sousa. A (In)existência de disciplinas com a temática afro-brasileira nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira. Anais [...]. Cajazeira: Even3, 2021. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5941-418-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63713 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XII Fórum Internacional de Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei 10639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Ensino da cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Análise curricular | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.title | A (In)existência de disciplinas com a temática afro-brasileira nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: O presente estudo aborda os aspectos da educação brasileira no ensino superior e a cultura afro-brasileira. Problematiza se existem disciplinas que abordam temáticas da história e cultura afro-brasileira na Universidade Federal do Ceará. Objetivos: Tem como objetivo mapear os cursos de licenciatura da referida Instituição e as disciplinas voltadas às temáticas supracitadas nesses mesmos cursos. Metodologia: Utiliza-se de uma metodologia exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. Resultados: Descobriu-se que existem disciplinas obrigatórias e optativas que abordam a cultura afro-brasileira, mas, na maioria dos cursos analisados, essa abordagem ocorre de maneira superficial em uma única disciplina. Além disso, há algumas disciplinas optativas, mas, devido seu caráter não obrigatório, não há como saber se elas estão de fato contribuindo para a formação docente no tocante à cultura afro-brasileira Conclusão: Notou-se a partir dessa pesquisa que existem disciplinas nos cursos de graduação, no entanto, que estas são poucas e por isso podem não corresponder à necessidade dos cursos para formação de novos profissionais capazes de lecionar acerca do assunto de maneira precisa, sabida e corroborando com a promoção da equidade racial e manutenção da democracia. | pt_BR |
dc.title.en | The (In)existence of disciplines with the Afro-Brazilian theme in the undergraduate courses at the Federal University of Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_itchaveslrsmartins.pdf | 187,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.