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Tipo: TCC
Título: Avaliação do impacto da inserção de veículos autônomos em via arterial no desempenho da segurança viária
Título em inglês: Evaluation of the impact of autonomous vehicles in arterial roads on the performance of road safety
Autor(es): Oliveira, Gabriela Martins de
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Veículo autônomo;Microssimulação;VISSIM;Segurança viária;SSAM
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Gabriela Martins de. Avaliação do impacto da inserção de veículos autônomos em via arterial no desempenho da segurança viária. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O desenvolvimento e a aplicação dos sistemas de transporte inteligente vêm proporcionandomudanças significativas no funcionamento do tráfego urbano e rodoviário. O veículo autônomo(AV) é exemplo dessa tecnologia, a qual consiste em um veículo capaz de desempenhar oprocesso de condução quase ou totalmente independente da atuação de um motorista, e é previstoque eles estejam participando do tráfego em penetrações relevantes nas próximas décadas. Emrelação ao desempenho de segurança viária, espera-se que em um cenário de automação total,ou seja, AVs compondo a maioria dos veículos, sejam reduzidos os sinistros de trânsito, umavez que falhas no processo de condução estão presentes nos fatores contribuintes de 94% dosatuais sinistros. Porém, até que AVs sejam maioria, existirá um período de transição em queAVs e veículos convencionais irão interagir, e o presente trabalho objetiva compreender comoserão caracterizadas essas interações em ambiente urbano. Uma vez que estudos observacionaisnão são aplicáveis, devido a ainda inexpressiva penetração de AVs nas vias e a consequentefalta de dados históricos de sinistros, utilizou-se a microssimulação como ferramenta de análisedos cenários de transição. Para representar o comportamento de AVs na simulação, foramadotados parâmetros calibrados pelo projeto CoExist. A avaliação do desempenho de segurançaviária utilizou o software Surrogate Safety Assessment Model (SSAM) para verificar a geraçãode conflitos veiculares no arquivo de trajetória exportado pelo VISSIM, e avaliaram-se doisindicadoresproxy, TTC e MaxS, para compreender a severidade desses conflitos. Foi possívelperceber uma restrita capacidade do VISSIM em representar a automação com base em recursosinternos ao software, ficando a representação mais detalhada bastante dependente de plataformasexternas ao microssimulador. Os resultados obtidos indicaram que um modo de condução maiscauteloso atribuído ao AV é capaz de reduzir até 42% o número de conflitos em relação aocenário base. Também foi obtido um resultado contra intuitivo de que a inserção de AVs commodo de condução mais agressivo aumenta em até 87,6% o número de conflitos. A severidadedos possíveis sinistros decorrentes de conflitos foi atenuada com a presença de AVs no tráfego,pois ocorreu uma redução de até 23% na velocidade máxima dos veículos envolvidos no conflito.
Abstract: The development and application of intelligent transport systems are responsible for significantchanges in the logistics of urban and road traffic. The autonomous vehicle (AV) is an exampleof this technology, which can be described as a vehicle capable of driving almost or totallyindependent of the human driver, and they are expected to be participating in traffic at relevantpenetrations in the coming decades. In relation to road safety performance, it is expected thatin a scenario of total automation, traffic accidents will be reduced, since failures in the drivingprocess are present in the contributing factors of 94% of current traffic accidents. However, untilAVs are majority, there will be a transition period in which AVs and conventional vehicles willinteract, and the present work aims to understand how these interactions will be characterized inan urban environment. Since observational studies are not applicable, due to the still inexpressiveAV penetration in the roads and the consequent lack of historical claims data, microsimulationwas used as an analysis tool for the transition scenarios. In order to represent the behavior of AVsin the simulation, parameters calibrated by the CoExist project were adopted. The road safetyperformance evaluation used the software Surrogate Safety Assessment Model (SSAM) to verifythe number of vehicular conflicts in the trajectory file exported by VISSIM, and this analysiswas based in two surrogate safety measures, TTC and MaxS, to understand the severity of theseconflicts. It was possible to verify a limited capacity of VISSIM to represent automation, and amore detailed representation is dependent on External Driver Model Application ProgrammingInterface. The results obtained indicated that a cautious driving behaviour attributed to the AVis capable of reducing up to 42% the number of conflicts in relation to the base scenario. Acounter intuitive result was obtained: AVs with a more aggressive driving mode increases thenumber of conflicts by up to 87.6%. The severity of possible accidents consequent from conflictswas mitigated with the presence of AVs in traffic, as there was a reduction of up to 23% in themaximum speed of the vehicles involved in the conflict.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63690
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