Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Taiane Correia de-
dc.contributor.authorSilva, Yara Luiza Freitas-
dc.contributor.authorQueiroz, Gabriela Ferreira de-
dc.contributor.authorGonzalez, Ricardo Hugo-
dc.date.accessioned2022-01-20T19:47:03Z-
dc.date.available2022-01-20T19:47:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectEsportes para criançaspt_BR
dc.titleMotivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_atcoliveira.pdf78,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.