Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63618
Tipo: Resumo
Título: Atuação dos bolsistas de iniciação acadêmica nos laboratórios de ensino de física da UFC
Autor(es): Barbosa, Amauri da Silva
Lopes, João Victor Regis
Paula Filho, Sezanildo da Silva
Oliveira, Kalil Barbosa de
Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Laboratórios de física - manutenção e reparos;Física - estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARBOSA, Amauri da Silva; LOPES, João Victor Regis; PAULA FILHO, Sezanildo da Silva; OLIVEIRA, Kalil Barbosa de; DIAS, Nildo Loiola. Atuação dos bolsistas de iniciação acadêmica nos laboratórios de ensino de física da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 4977, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Neste trabalho relatamos a atuação dos bolsistas de Iniciação Acadêmica nos laboratórios de ensino de física da UFC e os ganhos decorrentes dessa atuação para os bolsistas e para a própria instituição. Nossa atuação ocorreu nos seis laboratórios de ensino de física. De uma maneira geral executamos tarefas gerais dos laboratórios tais como: manutenção preventiva de aparelhos, elaboração de inventário dos equipamentos, reaproveitamentos de materiais sem uso e até mesmo a construção de alguns equipamentos. Na manutenção preventiva, verificamos o estado de uso de pilhas e baterias de inúmeros multímetros digitais e analógicos e a substituição das mesmas quando necessário. Fizemos pequenos reparos como a substituição de fusíveis queimados e o levantamento de problemas apresentados por alguns aparelhos que foram enviados para reparo. Como reaproveitamento de material sem uso, recuperamos um equipamento utilizado para a demonstração do freio magnético. O laboratório de eletricidade possuía dois equipamentos, sendo que um dos exemplares estava totalmente inutilizado. Desmontamos o equipamento danificado e usando o outro como modelo montamos novamente, deixando-o em plena condição de uso. Construímos diversas bobinas para completar os conjuntos experimentais utilizados nas práticas de eletromagnetismo. Construímos uma bobina com 300 espiras e duas com 1200 espiras e verificamos o funcionamento das mesmas em comparação com as bobinas industrializadas existentes no laboratório. Concluímos que as bobinas por nós construídas tiveram desempenho igual às industrializadas. Em face do sucesso na construção das bobinas citadas, construímos sete bobinas com 500 espiras cada. Essas bobinas, ainda não disponíveis no laboratório, foram incorporadas aos conjuntos existentes de modo a permitir novas opções experimentais. Concluindo, nossa atuação contribuiu com nosso conhecimento de física e com a melhoria dos laboratórios de ensino de física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63618
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asbarbosa.pdf74,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.