Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63593
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise das variações interanuais, sazonais e nictemerais do número de Richardson em um pequeno reservatório urbano localizado em Fortaleza/CE
Autor(es): Rocha, Sofia Midauar Gondim
Silva, João Victor Barros da
Souza Filho, Francisco de Assis de
Lima Neto, Iran Eduardo
Palavras-chave: Estratificação;Modelagem hidrodinâmica;Número de Richardson
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hidrícos, http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
Citação: ROCHA, Sofia Midauar Gondim; SILVA, João Victor Barros da; SOUZA FILHO, Francisco de Assis de; LIMA NETO, Iran Eduardo. Análise das variações interanuais, sazonais e nictemerais do número de Richardson em um pequeno reservatório urbano localizado em Fortaleza/CE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, XXIV., 21 a 26 nov. 2021, Belo Horizonte-MG. Anais[…], Belo Horizonte-MG., 2021.
Resumo: No contexto hídrico de secas periódicas do semiárido brasileiro é fundamental o entendimento da hidrodinâmica e da qualidade da água dos reservatórios, visto que esses são a base do abastecimento de água da população. Para isso, tem-se o adimensional de Richardson, o qual avalia a estabilidade da estratificação térmica do corpo hídrico. O objetivo deste estudo é avaliar as variações interanuais, sazonais e nictemerais da estratificação térmica em um reservatório urbano localizado em Fortaleza, Ceará, por meio do modelo hidrodinâmico e de qualidade de água CE-QUAL-W2 e número de Richardson (Ri). Os resultados apontaram uma maior influência da variabilidade sazonal e nictemeral para o corpo hídrico avaliado no que tange à estratificação térmica. No caso da variação sazonal, observou-se maior estabilidade térmica no período seco, enquanto o comportamento nictemeral indicou o aumento do Ri ao longo do dia, i.e. estratificação mais estável ao final do dia e reservatório dominado pela mistura no início do dia. Junto a isso, as taxas de variação do Ri em relação à média anual para as condições sazonal e nictemeral obtiveram a mesma ordem de grandeza. Dessa forma, o presente estudo se apresenta como uma possível ferramenta auxiliar na gestão de recursos hídricos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63593
ISSN: 2318-0358
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_smgrocha.pdf556,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.