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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da relação entre as características da superfície de pavimentos e os níveis de emissões de poluentes atmosféricos
Autor(es): Oliveira, Victor Cardoso
Orientador: Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Poluição atmosférica;Emissões de poluentes veiculares;Superfície de pavimento;Coleta de emissões de escapamento;IRI
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Victor Cardoso. Avaliação da relação entre as características da superfície de pavimentos e os níveis de emissões de poluentes atmosféricos. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2021.
Resumo: O setor de transportes é um dos grandes responsáveis pelas emissões globais de poluentes atmosféricos. O modo rodoviário se destaca como principal emissor quando comparado aos outros modos de transportes. No Brasil, esse modo é predominante, tanto no deslocamento de pessoas quanto de cargas, e por isso é relevante a análise dos seus impactos nas emissões de poluentes atmosféricos. Os níveis de emissões veiculares são subestimados pelos relatórios de emissões e pelas simplificações dos modelos matemáticos de previsão apontados pela literatura. Múltiplos fatores podem alterar os níveis de emissão quando se avalia o veículo e a via. No veículo, a tecnologia do motor, o combustível utilizado e o modo de condução são os mais relevantes. Na via, destacam-se as características da superfície e a condição funcional (qualidade) do pavimento. A resistência ao rolamento do veículo, a interação pneu-pavimento, ocorre na camada de revestimento. Esta camada pode ser composta de revestimento flexível ou rígido, por exemplo. O objetivo do presente trabalho é analisar como as características da superfície da via influenciam nos níveis de emissões atmosféricas veiculares. Para isso, realizou-se a análise da irregularidade longitudinal da via através da obtenção do IRI por meio de smartphone e comparou-se com as emissões de CO2, CO e NOX coletadas com um equipamento acoplado no escapamento do veículo (on-board), em quatro vias com trânsito livre, com revestimentos asfáltico, de concreto de cimento Portland e com paralelepípedo. Os resultados sugerem que a irregularidade longitudinal não está correlacionada diretamente com os níveis de emissões de gases veiculares como apontado por alguns modelos matemáticos, contudo o tipo de revestimento pode alterar os níveis de emissão de NOx. Constatou-se, também, que o veículo de testes utilizado no presente estudo não ultrapassou os limites estabelecidos pela norma brasileira, assim como esperado pelo isolamento do fator tráfego durante o levantamento dos dados. O método utilizado se mostrou satisfatório para determinação dos níveis de emissão avaliados.
Abstract: The transport sector is one of the major contributors to global emissions of air pollutants. The road mode stands out as the main emitter when compared to other modes of transport. In Brazil, this mode is predominant, both in the displacement of people and cargo, and that is why the analysis of its impacts on air pollutant emissions is relevant. Vehicle emission levels are underestimated by emission reports and by simplifications of mathematical prediction models pointed out in the literature. Multiple factors can change emission levels when evaluating the vehicle and the road. In the vehicle, the engine technology, the fuel used, and the driving mode are the most relevant. On the road, the characteristics of the surface and the functional condition (quality) of the pavement stand out. The vehicle's rolling resistance, the tire-pavement interaction, takes place in the coating layer. This layer can be composed of flexible or rigid pavement, for example. The objective of the present work is to analyze how the characteristics of the road surface influence the levels of vehicular atmospheric emissions. For this, an analysis of the longitudinal irregularity of the road was performed by obtaining the IRI through a smartphone and compared with the CO2, CO and NOX emissions collected with an equipment coupled to the vehicle exhaust (on-board), on four lanes with free traffic, with asphalt pavement, Portland cement concrete and paving stone. The results suggest that the longitudinal irregularity is not directly correlated with the emission levels of vehicular gases as pointed out by some mathematical models, however the type of coating can change the NOx emission levels. It was also found that the test vehicle used in this study did not exceed the limits established by the Brazilian standard, as expected by the isolation of the traffic factor in the data collection. The method used proved to be satisfactory for determining the emission levels evaluated.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63587
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