Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63484
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação de previsão climática sazonal integrada a modelagem hidrológica para avaliação da vazão e do estado trófico em uma seção estratégica do rio Jaguaribe (Ceará-Brasil)
Autor(es): Rocha, Maria de Jesus Delmiro
Magalhães, Jefferson Hannover Faustino
Lima, Jonatha Marcelino de
Silveira, Cleiton da Silva
Studart, Ticiana Marinho de Carvalho
Palavras-chave: Modelagem atmosférica;Modelagem hidrológica;Qualidade da água
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hidrícos, http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
Citação: ROCHA, Maria de Jesus Delmiro; MAGALHÃES, Jefferson Hannover Faustino; LIMA, Jonatha Marcelino de; SILVEIRA, Cleiton da Silva; LIMA NETO, Iran Eduardo; STUDART, Ticiana Marinho de Carvalho. Aplicação de previsão climática sazonal integrada a modelagem hidrológica para avaliação da vazão e do estado trófico em uma seção estratégica do rio Jaguaribe (Ceará-Brasil). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, XXIV., 21 a 26 nov. 2021, Belo Horizonte-MG. Anais[…], Belo Horizonte-MG., 2021.
Resumo: O uso da modelagem atmosférica associada à modelagem hidrológica tem sido visualizado, principalmente nas últimas décadas, como uma ferramenta indispensável, por parte das entidades gestoras de recursos hídricos, para o planejamento estratégico de redes de reservatórios de abastecimento de água. Apesar disso, estudos relacionados ao emprego dessa metodologia para previsão de vazões e a avaliação da relação desta com a qualidade da água ainda são incipientes. Nesse contexto, este trabalho aplicou os dados de previsão sazonal de precipitação do modelo CanCM4 do NMME para a região do reservatório Castanhão, para obtenção das vazões afluentes na seção do rio Jaguaribe ? CE, próxima a este reservatório, por meio do modelo hidrológico SMAP. Ademais, realizou-se uma integração com modelo estatístico vazão-concentração para estimativa da concentração de fósforo total afluente e quantificação do Índice de Estado Trófico do reservatório. Diante disso, a modelagem atmosférica resultou em valores de R² entre as precipitações modeladas e observadas 0,84, enquanto o modelo SMAP resultou em um NSE entre as vazões simuladas e observadas de 0,32. O Índice de Estado Trófico do rio Jaguaribe na seção avaliada para o mesmo período permaneceu 38% e 62% do tempo melhor ou igual a oligotrófico e igual ou pior que eutrófico, respectivamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63484
ISSN: 2318-0358
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_mdejdrocha.pdf522,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.