Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63427
Tipo: TCC
Título: Paisagens patrimoniais do Bon Odori no contexto da educação geográfica
Autor(es): Ferreira, Kevin Torres
Orientador: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Paisagens culturais;Patrimônios culturais;Bom odori;Nipo-brasileiro;Exercícios imagéticos
Data do documento: 2021
Citação: FERREIRA, Kevin Torres. Paisagens patrimoniais do Bon Odori no contexto da educação geográfica. 2021. 92 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho propõe uma sistematização dos aspectos geográficos e culturais de uma festa japonesa que foi contextualizada no maior território sul-americano por diversas comunidades nipo-brasileiras: o Bon Odori. O enfoque à patrimonialidade festiva nipobrasileira é justificada pela importância de se estabelecer um diálogo intercultural sobre as culturas que integram os espaços locais e alternos dos educandos. O estudo fundamentou-se no conceito de paisagem patrimonial para tratar a festa enquanto construção social e simbólica. No âmbito educacional realizou-se uma análise sobre a função da imagem como parte da metodologia da Geografia Escolar. Na interação docente se apresentou um material didático que consistiu no uso de fotografias e infográficos para apresentar e mediar conhecimentos sobre os significados e a representação patrimonial do Bon Odori. A primeira parte deste trabalho apresentou os elementos que compõem a prática simbólica da festa realizada no Japão. Realizase um levantamento qualitativo sobre o Bon Odori no Brasil e em seguida são abordados os exemplos festivos praticados nas cidades de Pereira Barreto - SP, Campo Grande - MS, Maringá - PR, Atibaia - SP, Salvador - BA, Tomé-Açu - PA e Goiânia - GO para analisar esta patrimonialidade enquanto parte da identidade cultural nipo-brasileira. As localidades pesquisadas foram escolhidas a partir da disponibilidade de trabalhos acadêmicos, de imagens e de recursos audiovisuais sobre elas considerando as representações simbólicas de todas as cinco regiões do território brasileiro. A segunda parte deste trabalho apresenta a pesquisa, os procedimentos e as reflexões adquiridas na interação docente durante o quarto estágio supervisionado. Considerando o período pandêmico mundial decorrente da disseminação do vírus COVID-19, as atividades presenciais nas escolas públicas foram suspensas. Nisto, a pesquisa educacional se procedeu num contexto onde as interações entre professores e alunos aconteceram exclusivamente através dos recursos virtuais. Conclui-se que a representação simbólica do Bon Odori no Brasil se assemelha em vários aspectos à patrimonialidade verificada no Japão e que os estudos paisagísticos sobre esta festa devem continuar porque elas são parte das expressões imateriais das comunidades nipo-brasileiras. Apresenta-se também uma breve reflexão sobre os desafios da docência nas circunstâncias decorrentes de uma pandemia mundial, além da importância dos estudos patrimoniais e do cuidado no uso das imagens na Geografia Escolar.
Abstract: The present work proposes a systematization of the geographic and cultural aspects of a Japanese festival that was contextualized to Brazil and is called Bon Odori. The focus on nipoBrazilian festive heritage is justified by the importance of establishing an intercultural dialogue about the different cultures in the local and alternate spaces of students. The study was based on the concept of heritage landscape to approach the festival as a social and symbolic construction. In the educational field was made an analysis about the function of the image as part of the geographic education methodology. In the teacher's interaction, the teaching material consisted of the use of photographs and infographics to present and mediate knowledge about the meanings and heritage representations of Bon Odori. Thus, this analysis is divided into two parts: the first presents the elements of the symbolic practice in Japan Bon Festival is then presented with an initial quantitative survey about Bon Festival in Brazil. Then, the festive examples located in the cities of Pereira Barreto (São Paulo), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Maringá (Paraná), Atibaia (São Paulo), Salvador (Bahia), Tomé-Açu (Pará) and Goiânia (Goiás) to analyze Bon Odori as part of the Japanese-Brazilian cultural identity. The locations were chosen based on the availability of academic papers, images and audiovisual resources about them. The second part of this work consists of research, procedures and reflections acquired in the teacher interaction during the fourth supervised internship. In the school analysis, it was taken into account that the worldwide pandemic period, resulting from the dissemination of the COVID-19 virus, caused the restriction of on-site activities in public schools. In this sense, the research was carried out in a context where interactions between teachers and students were restricted to strictly virtual resources. It is concluded that the symbolic representation of Bon Odori in Brazil is similar to that observed in Japan. Landscape studies on this festival need to continue, as its symbolic practices are part of the immaterial expressions of the nipo-Brazilian communities. Furthermore, the challenges of teaching in the midst of a period of social isolation resulting from a pandemic are reported. Finally, we verified the importance of heritage studies and care in the exercise of images for school geography.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63427
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ktferreira.pdf9,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.