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Tipo: Tese
Título: "A onda do mar leva, a onda do mar traz": a poética praiana de Dorival Caymmi como emblema da identidade nacional
Autor(es): Luna, Glauber Barreto
Orientador: Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
Palavras-chave: Dorival Caymmi;Identidade nacional;Poética praiana;National identity;Beach poetics
Data do documento: 2021
Citação: LUNA, Glauber Barreto. "A onda do mar leva, a onda do mar traz": a poética praiana de Dorival Caymmi como emblema da identidade nacional. Orientadora: Mariana Mont’Alverne Barreto Lima. 2021. 242 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho analisa os processos sociais que possibilitaram a Dorival Caymmi e sua poética praiana serem consagrados como emblemas da identidade nacional. Partindo-se da hipótese de que, por um lado, Caymmi encontrou durante a primeira metade do século XX, uma conjuntura sociocultural propícia à boa recepção das suas “canções praieiras”; por outro, houve investimentos (material e simbólico) por parte do próprio artista e de outros agentes (pertencentes aos campos artístico, intelectual, econômico e político a ele relacionados) no que tange à consolidação da sua imagem como símbolo de “brasilidade”, investiga-se como, de um modo, a temática praiana vai conformando a identidade nacional e, de outro modo, quais foram as condições sociais conquistadas e ofertadas a Caymmi e sua obra, para que ambos se tornassem representantes dessa temática. Por meio de uma pesquisa qualitativa realizada por intermédio da análise de um amplo material empírico – entrevista, canções, capas de discos, fotografias (pessoais e profissionais), periódicos (jornais e revistas), documentários fílmicos, depoimento etc., buscou-se apreender, sob a perspectiva freyreana da identidade nacional, a conversão do Caymmi de “Cantor dos mares da Bahia” para “cantor dos mares do Brasil”.
Abstract: This work analyzes the social processes that enabled Dorival Caymmi and her beach poetics to be consecrated as emblems of national identity. Assuming that, on the one hand, Caymmi found, during the first half of the 20th century, a sociocultural situation favorable to the good reception of his “praieiras songs”; on the other, there were investments (material and symbolic) by the artist himself and other agents (belonging to the artistic, intellectual, economic and political fields related to him) regarding the consolidation of his image as a symbol of "Brazilianness", it investigates how, in one way, the beach theme is shaping the national identity and, in another way, what were the social conditions conquered and offered to Caymmi and his work, so that both could become representatives of this theme. Through a qualitative research carried out through the analysis of a broad empirical material - interviews, songs, album covers, photographs (personal and professional), periodicals (newspapers and magazines), film documentaries, testimonials, etc., we sought to apprehend , from the Freyrean perspective of national identity, the conversion of Caymmi as “Singer of the seas of Bahia” to “singer of the seas of Brazil”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63409
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