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dc.contributor.authorMedeiros, Rejane Rodrigues Almeida de-
dc.contributor.authorMedeiros, Constantino Luz de-
dc.date.accessioned2022-01-06T17:45:05Z-
dc.date.available2022-01-06T17:45:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de; MEDEIROS, Constantino Luz de. A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 234-253, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63370-
dc.description.abstractThe article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso Secundáriopt_BR
dc.subjectHistória da disciplina escolar Portuguêspt_BR
dc.titleA leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo analisa as formas de representação da leitura em sala de aula presentes em periódicos educacionais e livros escolares que discutem o currículo ou a leitura literária, tais como Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961) a Antologia nacional (1895) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), de João Ribeiro, e Céu, terra e mar (1914), de Alberto de Oliveira, Português através de textos (1969), de Magda Soares. Busca-se demonstrar que a precedência da leitura literária no ensino de língua portuguesa, até a década de 1960, parece conservar uma herança da tradição clássica, ao mesmo tempo em que é parte integrante de um longo debate sobre a formação humanista e a cientificista no currículo do curso secundário. O embate travado entre a cultura literária e a cultura científica no currículo do ensino secundário ocasionou a eliminação gradativa das disciplinas clássicas nesse nível de ensino. Por outro lado, a prática de leitura de textos literários permanece na disciplina escolar português, até os anos de 1960, como traço característico da cultura literária no Brasil.pt_BR
dc.title.enLiterary reading in high school and the humanistic ideal of educationpt_BR
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