Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Berned, Pablo Lemos | - |
dc.contributor.author | Paz, Demétrio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T17:43:53Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T17:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BERNED, Pablo Lemos; PAZ, Demétrio Alves. A literatura e os estudos literários na escola: algumas reflexões. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 218-233, abr./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63369 | - |
dc.description.abstract | The classroom is a privileged space to readers’ formation. However, many factors contribute that schools have difficulties to fulfill their strategic role to motivate the reading habit of literary texts among young readers. The aim of this essay is to share reflections about the teacher’s role as a reading mediator. Throughout the essay, we ask ourselves about the basis that guides and explains teaching literature in the classroom, from our experience in teaching formation by means of disciplines in Language course, supervised practice, research projects, extension actions and teaching initiation programs. This attitude demands an active and curious teacher, capable of stimulating his/her students to the esthetical effects that literature evokes, mediate discussions that lead to interpretation about the literary text and get it closer to the benefits that literature can contemplate. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura na Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização estética | pt_BR |
dc.title | A literatura e os estudos literários na escola: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A sala de aula é um espaço privilegiado para a formação de leitores. Entretanto, diversos são os fatores que contribuem para que as escolas tenham dificuldades de cumprir seu papel estratégico em motivar o hábito de leitura de textos literários entre jovens. Neste ensaio, nosso objetivo consiste em compartilhar reflexões sobre o papel que o professor deve assumir como agente mediador de leitura. Ao longo do texto, questionamo-nos sobre fundamentos que orientam e justificam o ensino de literatura no espaço escolar, partindo de nossa experiência na formação de professores, seja por meio de componentes curriculares na graduação em Letras, estágios, projetos de pesquisa, ações de extensão e programas de iniciação à docência. Os dilemas postos exigem que o professor seja um leitor ativo e curioso, capaz de sensibilizar seus estudantes para os efeitos estéticos que a literatura provoca, mediar discussões que permitam interpretações sobre o texto literário e aproximá-los dos benefícios que a literatura pode contemplar. | pt_BR |
dc.title.en | Literature and literary studies in the classroom: some considerations | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_plberneddapaz.pdf | 755,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.