Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63354
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Poema-ação: vozes discentes em versos
Título em inglês: Action-poem: student voices in verse
Autor(es): Goldstein, Norma Seltzer
Taraborelli, Luciana
Leite, Viviane Mendes
Palavras-chave: Leitura do poema;Escrita do poema;Vozes discentes em diálogo no Ensino Fundamental
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: GOLDSTEIN, Norma Seltzer; TARABORELLI, Luciana; LEITE, Viviane Mendes. Poema-ação: vozes discentes em versos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 148-166, abr./jun. 2021.
Resumo: O poema é um gênero cuja interpretação se abre para mais de um sentido. Em sala de aula, torna-se um caminho para o desenvolvimento criativo e estético. Oferecer poemas aos alunos é uma forma de motivá-los a ler e escrever de maneira reflexiva e criativa, como ilustra o projeto aqui apresentado, “Oficina de Poemas”, voltado à leitura e escrita desse gênero, realizado com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola pública do estado de São Paulo. As aulas de leitura tiveram como meta inspirar os alunos a percorrer o campo da poesia; já as aulas de produção escrita buscaram abrir espaço para a manifestação das vozes discentes, resultando em diálogo entre alunos e poetas lidos, assim como em trocas entre colegas. Os resultados apresentados são referentes a três das 25 oficinas do projeto e ilustram como a voz do aluno reflete e refrata o mundo em que vive, de maneira crítica e reflexiva.
Abstract: The poem is one of the genres that brings with it multiple senses In the classroom, the poem opens the way for creative and aesthetic development. In this sense, offering poems to students is a way of motivating them to read and write in a reflective and creative way, that's why we present in this article the project “Oficina de Poemas”, aimed at reading and writing of poems, carried out with students of the final years of a public elementary school in the state of São Paulo. Reading classes led students to travel the field of poetry and writing production classes provided space for student voices, resulting in dialogue between students and poets read. The results presented refer to three of the 25 workshops of the project and show that the student´s voice reflects and refracts the world in which he lives in a critical and reflexive way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63354
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_nsgoldsteinltaraborelli.pdf654,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.