Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63353
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A (re) escrita de si e do outro: o gênero discursivo crônica como prática autoral de produção literária em sala de aula
Título em inglês: The (re) writing of oneself and of the other: the discursive genre chronic as an authorial practice of literary production in classroom
Autor(es): Brito, Fabiane de Jesus Caldas
Santos, Adelino Pereira dos
Palavras-chave: Produção literária;Crônica;Reescrita;Ensino fundamental
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: BRITO, Fabiane de Jesus Caldas; SANTOS, Adelino Pereira dos. A (re) escrita de si e do outro: o gênero discursivo crônica como prática autoral de produção literária em sala de aula. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 127-147, abr./jun. 2021.
Resumo: Neste artigo apresentamos parte de uma proposta de investigação qualitativa, pesquisa ação educacional e intervenção pedagógica tendo a autoria docente como elemento motivador para escrita e reescrita autoral de crônicas literárias no nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região do Baixo Sul da Bahia. Amparada em pressupostos teóricos da Linguística Textual, da Teoria dos Gêneros Discursivos, do Círculo de Bakhtin, das Concepções sobre Textualidade e Análise do Texto Literário, a pesquisa teve por objetivo discutir de que maneira o trabalho de escrita e reescrita de crônicas possibilita aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas de escrever e reescrever, observáveis em suas produções, que represente avanços em suas competências linguístico-textuais. Neste trabalho, evidenciamos a análise global de um dos grupos em que a turma foi subdivida a partir de uma crônica que representa esse grupo e o progresso nas competências linguístico-textuais nas produções literárias dos sujeitos da pesquisa. Este estudo teve origem em uma dissertação de Mestrado Profissional em Letras – PROLETRAS, defendida em 2020.
Abstract: In this article, we present part of a proposal for qualitative research, educational action research and pedagogical intervention with teaching authorship as a motivating element for writing and authoring rewriting of literary chronicles in the ninth grade of elementary school, from a public school in the Lower South region of Bahia. Supported by theoretical assumptions from Textual Linguistics, from the theory of Discursive Genres, from Bakhtin’s Circle, and also from the Conceptions of Textuality and the Analysis of Literary Text, the research aimed to discuss how the work of writing and rewriting chronicles enables students to the development of cognitive skills of writing and rewriting, observable in their productions, which represents advances in their linguistic-textual skills. In this work, we highlight the global analysis of one of the groups in which the class was subdivided, considering a chronicle that represents that group and the progress in linguistic-textual skills in the literary productions of the research subjects. This study originated in a dissertation of Professional Master in Language Teaching - PROLETRAS, defended in 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63353
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fjcbritoapsantos.pdf617,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.