Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBurlamaque, Fabiane Verardi-
dc.contributor.authorFrança, Vanessa-
dc.date.accessioned2022-01-05T19:50:54Z-
dc.date.available2022-01-05T19:50:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFRANÇA, Vanessa; BURLAMAQUE, Fabiane Verardi. Letramento literário: uma experiência com contos maravilhosos contemporâneos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 89-109, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63350-
dc.description.abstractThis article presents an excerpt from a literary literacy activity carried out as part of the master's research with the introduction of the wonderful contemporary tale in Brazilian Literature classes for 58 young students of the 2nd year of high school at a public military college. Thus, the following specific objectives were outlined: to present the wonderful story as a possibility of meaningful reading to young readers and to provide, through meaningful reading experience, a possibility of altering and expanding the students' reading subjectivity. To achieve these objectives, activities were proposed based on wonderful contemporary tales by writer Marina Colasanti. The bibliographic research of foundation sought the following definitions: literary literacy (COSSON, 2016; PAULINO, 2005), guiding the practices of teaching literature in the classroom; reading for young readers (PETIT, 2008; LANGER, 2005), bringing new concepts to work with literature directed to young people; and investigation of the influence of fantastic reading in the formation of the literary reader (CORSO, 2006; TODOROV, 2010). It was concluded that the proposed literary literacy activities, in addition to leading students to realize that wonderful tales are timeless and not aimed at specific ages, also made them expand their reading subjectivity and their perennial reading behavior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectContos maravilhosos contemporâneospt_BR
dc.subjectColasant, Marina, 1937-pt_BR
dc.titleLetramento literário: uma experiência com contos maravilhosos contemporâneospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta um recorte de uma atividade de letramento literário realizada como parte da pesquisa de mestrado com a introdução do conto maravilhoso contemporâneo nas aulas de Literatura Brasileira para 58 jovens estudantes do 2° ano do ensino médio de um colégio público militar. Assim, foram traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar o conto maravilhoso como possibilidade de leitura significativa a jovens leitores e oportunizar, por meio da experiência significativa da leitura, uma possibilidade de alteração e ampliação da subjetividade leitora dos alunos. Para alcançar esses objetivos, foram propostas atividades a partir de contos maravilhosos contemporâneos da escritora Marina Colasanti. A pesquisa bibliográfica de embasamento buscou as seguintes definições: letramento literário (COSSON, 2016; PAULINO, 2005), orientando as práticas de ensino de literatura em sala de aula; leitura para jovens leitores (PETIT, 2008; LANGER, 2005), trazendo novas concepções para o trabalho com literatura direcionada aos jovens; e investigação da influência da leitura fantástica na formação do leitor literário (CORSO, 2006; TODOROV, 2010). Concluiu se que as atividades propostas de letramento literário, além de levarem os alunos a perceberem que contos maravilhosos são atemporais e não direcionados a idades específicas, também os fez ampliar sua subjetividade leitora e seu comportamento perene de leitura.pt_BR
dc.title.enLiterary literacy: an experience with wonderful contemporary talespt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fvburlamaquevfrança.pdf690 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.