Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Maria Neyára de Oliveira-
dc.contributor.authorCunha, Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2013-10-23T14:27:21Z-
dc.date.available2013-10-23T14:27:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCUNHA, Patrícia Pereira. O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula. 2009. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectProfessores de ciências sociais - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectCiências sociais - Estudo e ensino - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectInstituto de Educação do Cearápt_BR
dc.titleO ensino de sociologia: uma experiência na sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO retorno da disciplina de sociologia à sala de aula do Ensino Médio trouxe desafios para as Ciências Sociais. Entre os principais desafios, destacam-se as formas de interação social do professor com os alunos. O trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão sobre o trabalho do sociólogo em sua prática docente no momento em que interage com o conteúdo disciplinar e com sua própria metodologia durante a relação social: educador e educando. Ou seja, busca compartilhar as experiências docentes de uma professora de sociologia da rede pública de ensino no momento da docência, na troca de saberes com os jovens discentes. A metodologia utilizada para compreender o processo de interações sociais em torno do trabalho docente foi a observação participante. Foram acompanhadas as aulas da professora de sociologia em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio, durante um ano, na escola estadual Justiniano de Serpa. O trabalho de campo propiciou uma observação detalhada das turmas que exigiam da mestra uma conduta diversificada, tomada de decisões e posturas variadas em relação a cada turma.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009-dis-ppcunha.pdf894,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.