Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Maria Neyára de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Cunha, Patrícia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T14:27:21Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T14:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Patrícia Pereira. O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula. 2009. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Professores de ciências sociais - Fortaleza (CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais - Estudo e ensino - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Instituto de Educação do Ceará | pt_BR |
dc.title | O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O retorno da disciplina de sociologia à sala de aula do Ensino Médio trouxe desafios para as Ciências Sociais. Entre os principais desafios, destacam-se as formas de interação social do professor com os alunos. O trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão sobre o trabalho do sociólogo em sua prática docente no momento em que interage com o conteúdo disciplinar e com sua própria metodologia durante a relação social: educador e educando. Ou seja, busca compartilhar as experiências docentes de uma professora de sociologia da rede pública de ensino no momento da docência, na troca de saberes com os jovens discentes. A metodologia utilizada para compreender o processo de interações sociais em torno do trabalho docente foi a observação participante. Foram acompanhadas as aulas da professora de sociologia em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio, durante um ano, na escola estadual Justiniano de Serpa. O trabalho de campo propiciou uma observação detalhada das turmas que exigiam da mestra uma conduta diversificada, tomada de decisões e posturas variadas em relação a cada turma. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009-dis-ppcunha.pdf | 894,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.