Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHenriques, Júlia Maria Pereira de Miranda-
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Soares da-
dc.date.accessioned2013-10-23T13:10:56Z-
dc.date.available2013-10-23T13:10:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Soares da. Leituras infantis da televisão: uma análise do Programa TV Globinho. 2005. 166f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6324-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the “reworking” of television messages, based on daily observations of two groups of students. How does the infant public understand and take in these messages? How are these messages incorporated into children’s daily life? Such questions are crucial to understanding the program/child relationship. Therefore, I selected ten children from different social positions, five from the “lower class”, and five from the “middle class”. The ethnographic description was one of the methodological procedures adopted in the study. To this end, I used the techniques of participatory observation and interview. The program “TV Globinho” (shown on Globo Network) was chosen for analysis. The observations were made while the children watched the aforementioned program, as well as during other coordinated practice activities (Games, domestic chores, conversations with friends, etc…).In addition to the anecdotes collected from the children, I also interviewed the parents of the children involved in the study. These interviews offered me the chance to observe the child audience within the context of their home environments. This was useful because the family is an important mediator in the meaning of television messages, especially for children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTelevisão - Programas para crianças - Brasilpt_BR
dc.subjectTelevisão - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectRede Globo de Televisãopt_BR
dc.subjectTelespectadores - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectClasse média - Fortaleza(CE) - Condições sociaispt_BR
dc.titleLeituras infantis da televisão: uma análise do Programa TV Globinhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo investigar, a partir da observação do cotidiano de dois grupos de crianças, as “reelaborações” das mensagens televisivas. Como o público infantil compreende e se apropria destas mensagens? De que forma tais mensagens são incorporadas ao cotidiano das crianças? Tais indagações são cruciais para pensar a relação televisão/audiência infantil. Para tanto, selecionei dez crianças que ocupam posições distintas na estrutura social, cinco pertencentes à “classe popular” e cinco pertencentes à “classe média”. A descrição etnográfica foi um dos procedimentos metodológicos adotados no estudo. Para tal fim, utilizei as técnicas de observação participante e entrevistas. O TV Globinho (exibido pela Rede Globo de Televisão) foi o programa infantil selecionado para a análise. As observações foram realizadas nos momentos de assistência ao programa mencionado, assim como durante outras práticas cotidianas das crianças (brincadeiras, afazeres domésticos, conversas com os amigos etc). Além dos relatos infantis coletados, realizei entrevistas com os pais das crianças estudadas. Tais entrevistas tiveram o intuito de observar a audiência infantil inserida no seu contexto familiar, já que a família é compreendida como uma importante mediadora na significação das mensagens televisivas, principalmente, para as crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005-DIS-PSSILVA.pdf971,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.