Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz-
dc.date.accessioned2021-12-28T15:36:05Z-
dc.date.available2021-12-28T15:36:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar. Revista @mbienteeducação. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 125-136, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63226-
dc.description.abstractIn this article, we are using the theme “body and movement”, considering that the relationship with knowledge in school physical education occurs in a time that it is pedagogically necessary and it is unique to each individual. When the student moves, he or she allows himself or herself to understand some concepts with the body, to learn to recognize that knowledge is in the body in motion and to explain that learning is to use the body in different situations. Our goal is to bring the theme of “body and movement” closer to the notion of relation to knowledge of the intelligent behavior. We explored the intricacies of human complexity, from the concept of Sich-Bewegen, as the proper movement of each individual who acts and thinks in a dialogical way with the world, leading to the emergence of autonomous, creative and intelligent behaviors, which are being transformed as the world imposes obstacles on them. We consider that, in this sense, the speech of each individual will be considered as an instrument of reflexivity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista @mbienteeducaçãopt_BR
dc.subjectExplicitaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCorpo e movimentopt_BR
dc.subjectExplicitationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectBody and movementpt_BR
dc.titleA relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, nos apropriamos da temática “corpo e movimento”, considerando que a relação com o saber na educação física escolar ocorre em um tempo pedagogicamente necessário e próprio de cada sujeito. Quando o(a) aluno(a) coloca-se em movimento, permite-se: compreender alguns conceitos com o corpo, aprender a reconhecer que o saber está no próprio corpo em movimento e explicitar que aprender é usar o corpo em diferentes situações. O nosso objetivo é aproximar a temática do “corpo e movimento” à noção de relação com o saber que subsidia o comportamento inteligente. Exploramos os meandros da complexidade do ser humano, a partir do conceito de Se- -Movimentar, enquanto movimento próprio de cada sujeito que age e pensa de modo dialógico com o mundo, fazendo emergir condutas consideradas autônomas, criativas e inteligentes que, por sua vez, vão sendo transformadas à medida que o mundo lhe impõe obstáculos a serem respondidos. Consideramos que, nesse sentido, o lugar da fala de cada sujeito será tido como um instrumento da reflexividade.pt_BR
Appears in Collections:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_lvenancio.pdf241,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.