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dc.contributor.advisorRomero, Cláudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorMenezes, Victor Teles de-
dc.date.accessioned2021-12-28T11:46:57Z-
dc.date.available2021-12-28T11:46:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMENEZES, V. T. Endomarketing aplicado a fintech: um estudo de caso. 2021. 73 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63216-
dc.description.abstractThe practice of endomarketing, an organization's internal promotion, is constantly applied to fintech, a market considered disruptive and innovative. Empirical research on this market has been under development in recent years, but there is a lack of studies linked to relevant endomarketing campaigns. This study aims to identify the impacts caused by endomarketing in the light of fintech meutudo, an online payroll loan company, the research field of this work. Qualitative exploratory-descriptive methods were used, through collection, document analysis, and content analysis, based on interviews conducted with eight employees of meutudo. Therefore, a positive impact of internal marketing practices was identified for employees, as they help them feel treated as internal customers, and claim to reflect beneficially on the external customer, however, points of attention were identified. Furthermore, it was stated that these practices contribute to internal communication, and reinforce the experience of the culture intended by the company, with positive impacts, as long as they are well managed. In this sense, endomarketing practices are essential for the fintech market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectEmpréstimo bancáriopt_BR
dc.subjectContratos eletrônicospt_BR
dc.titleEndomarketing aplicado a fintech: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA prática do endomarketing, promoção interna de uma organização, é constantemente aplicada a fintechs, um mercado considerado disruptivo e inovador. As pesquisas empíricas sobre este mercado estão em desenvolvimento nos últimos anos, mas carecem de estudos vinculados às pertinentes campanhas de endomarketing. Este estudo tem como objetivo identificar os impactos causados pelo endomarketing à luz da fintech meutudo, empresa do ramo de empréstimo consignado online, campo de pesquisa deste trabalho. Foram utilizados os métodos qualitativo exploratório-descritivo, por meio de coleta, análise documental, e análise de conteúdo, a partir de entrevistas realizadas com oito colaboradores da meutudo. Sendo identificado, sobretudo, um impacto positivo das práticas de endomarketing para os colaboradores, pois contribuem para que se sintam tratados como clientes internos, e refletem de forma benéfica ao cliente externo. Entretanto, foram identificados pontos que merecem atenção. Ademais, foi afirmado que as práticas de endomarketing contribuem para a comunicação interna e reforçam a vivência da cultura pretendida pela empresa, com impactos positivos, desde que bem gerenciadas e adequadas ao mercado de fintechs.pt_BR
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