Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pontes, Ricardo José Soares | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Dulce Maria de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-28T11:02:13Z | - |
dc.date.available | 2021-12-28T11:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Dulce Maria de Lucena. Avaliação do programa saúde do escolar no município de Fortaleza. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63212. Acesso em: 28/12/2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63212 | - |
dc.description.abstract | The health Systems and Services’ evaluation, focused in many of the health politics and Services practices’ discussion moments, is considered still incipient in Brazil. The Scholar Health Programme (PSE), introduced in Fortaleza in 2002, allowed a research to be held with the aim of evaluating its effective implantation, having as reference the technical rules established by it. The study consisted of a normative evaluation which included the 2003 data analyses, by means of informations gathered from written reports and other institutional documents. The Donabedian Systemic Conception was used as theoretical referential for the evaluation. The difficulties pointed out concentred themselves in the infrastructure and the process areas, thus denouncing the programme implantation’s bad planning. The programme covered only 31.9% of the population, although it contributed to promote their access to the health Services. There were none interventions, by the health teams, that produced substantial changes in the morbidity scenery. The need for an attendance directed to the scholars from 1 to 14 years old is emphasized. The results contribute to the understanding of the complex factors inherent to the adequate performance of a health programme, as well as the importance of a programme’s systematic evaluation, which supports managers and politicians in decision- making and enable to identify possible difficulties and barriers and to develop recommendations for the practices’ correction with knowledge diffusion. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Saúde | pt_BR |
dc.title | Avaliação do programa saúde do escolar no município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação em sistemas e serviços de saúde, focada em vários momentos de discussão das políticas de saúde e práticas em serviços, é considerada ainda incipiente no Brasil. O Programa Saúde do Escolar (PSE), implantado em Fortaleza em 2002, oportunizou a realização de uma pesquisa com o objetivo de avaliar a sua implantação efetiva, tomando por referência as diretrizes técnicas estabelecidas pelo mesmo. O estudo constituiu-se de uma avaliação normativa, incluindo a análise dos dados gerados no ano de 2003, com informações colhidas de relatórios e outros documentos institucionais. Utilizou-se como referencial teórico para a avaliação a concepção sistêmica de Donabedian. As dificuldades apontadas concentraram-se nas áreas de infraestutura e de processo, denunciando um mau planejamento da implantação do mesmo. A cobertura do programa foi de apenas 31,9%, embora tenha contribuído para promover o acesso da população-alvo aos serviços de saúde. Não houve intervenções, por parte das equipes, que produzissem modificações substanciais no quadro de morbidade identificado. Enfatiza-se a necessidade de um atendimento voltado para os escolares de 1 a 14 anos. Os resultados contribuem para a compreensão de fatores complexos inerentes ao desempenho adequado de um programa de saúde e da importância da avaliação sistemática de um programa, que apóie os gestores na tomada de decisões, possibilitando identificar possíveis dificuldades e obstáculos e elaborar recomendações para correção das práticas com disseminação de conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_dis_dmlaguiar.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.