Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63190
Tipo: Resumo
Título: Análise e descrição de conteúdo audiovisual em biblioteca universitária: uma proposta de categorização para vídeos no YouTube
Autor(es): Agostinho, Daniel Silva
Cavalcante, Lucas de Oliveira
Moura, Wellington Silva de
Santos, Francisco Edvander Pires
Palavras-chave: Decupagem audiovisual;Indexação de vídeos;Transmissão ao vivo;YouTube;Plurissaberes;Análise de conteúdo
Data do documento: 2021
Citação: AGOSTINHO, Daniel Silva; CAVALCANTE, Lucas de Oliveira; MOURA, Wellington Silva de; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Análise e descrição de conteúdo audiovisual em biblioteca universitária: uma proposta de categorização para vídeos no YouTube. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 4880, 2021.
Resumo: No contexto das áreas que produzem conteúdo audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC), a análise e a descrição de acervos audiovisuais são realizadas a partir de técnicas estudadas no Curso de Biblioteconomia, com o auxílio de recursos e softwares de automação que possibilitam a efetiva gestão e recuperação do conteúdo informacional nas três dimensões do audiovisual: texto, áudio e vídeo. Para a recuperação desse conteúdo, recorre-se à técnica de decupagem, que será abordada como metodologia deste trabalho, a qual consiste numa descrição minuciosa das imagens em movimento, convertendo as ações assistidas em uma nova dimensão textual, que, por sua vez, será inserida em campos descritivos nos softwares de busca e no YouTube. Nesse sentido, como locus de desenvolvimento das atividades do projeto, tem-se a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, cujo acervo audiovisual é composto por 172 DVDs e 51 CD-ROMs, além de conteúdo original produzido para o canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube. Em virtude do agravamento da pandemia de Covid-19, houve uma adequação da proposta inicial do projeto, que consistia em descrever o conteúdo de DVDs previamente selecionados pelo coordenador; no entanto, devido ao crescimento gradativo do canal Plurissaberes, aliado ao fator da pandemia, priorizou-se a produção audiovisual oriunda do YouTube, a fim de que haja a decupagem dos vídeos disponibilizados no canal desde o ano de 2020. Todo esse material necessita de uma análise e descrição minuciosa para que a informação seja recuperada de maneira eficaz em quaisquer sistemas de busca, tais como Pergamum (catálogo online) e DSpace (Repositório Institucional da UFC). Como resultados parciais, houve a definição de playlists no canal do YouTube, categorizadas por séries temáticas, número da live, ano de produção, instituição produtora e eventos realizados por parceiros do Plurissaberes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63190
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_res_dsagostinho_et_al.pdf49,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.