Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArruda Júnior, José Pedro Vieira-
dc.contributor.authorMota, Erika Freitas-
dc.date.accessioned2021-12-17T13:18:15Z-
dc.date.available2021-12-17T13:18:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARRUDA JÚNIOR, José Pedro Vieira; MOTA, Erika Freitas. Mudanças climáticas: o que pensam professores de Ciências em Beberibe/CE? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2021..pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63063-
dc.description.abstractThe conception and perception of teachers regarding climate change are important elements for environmental education. The aim of this article is to understand the conceptions and perceptions of climate change from the perspective of science teachers from schools located near the Piranji River (CE). For such, a7-question questionnaire was sent to three science teachers fromtwo schools located near the Piranji River, and the answers were analyzed using content analysis (Bardin). The participating teachers define climate change succinctly, without including elements of causes and consequences of the phenomenon. Moreover, the general effects on planet Earth whichthey perceive have a direct relationship with the effects they observe in the Piranji River. Therefore, the perception and conception of the participating teachers are essential for the development of environmental education projects at Piranji whichinvolve the schooland the riverine communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEnsino em Perspectivaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectPiranjipt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectClimate changept_BR
dc.subjectPiranjipt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.titleMudanças climáticas: o que pensam professores de Ciências em Beberibe/CE?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA concepção e a percepção dos professores com relação às mudanças climáticas são elementos importantes para a educação ambiental. O objetivo desse artigo é compreender as concepções e as percepções sobre as mudanças climáticas na perspectiva de professores de ciências de escolas situadas próximas ao rio Piranji (CE). Para tanto,um questionário com 7 perguntas foi enviado para três professores de Ciências de duas escolas situadas próximas ao Rio Piranji, tendo as respostas sidoanalisadas a partir da análise do conteúdo(Bardin).Os professores participantes definem as mudanças climáticas de forma sucinta, sem incluir elementos de causas e consequências do fenômeno. Além disso, os efeitos gerais no planeta Terraque elespercebem têm relação direta com os efeitos que observam no RioPiranji. Portanto, a percepção e a concepção dos professores participantes são essenciais para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental no Piranji que envolvam aescolae a comunidade ribeirinhapt_BR
dc.title.enClimate change: what do science teachers in Beberibe/CE think?pt_BR
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jpvarrudajunior.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.