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Tipo: Dissertação
Título: Experiências Adversas na Infância como preditoras de Sintomas Depressivos, Ansiosos e de Estresse em jovens adultos
Título em inglês: Adverse childhood experiences as predictors of depressive, anxiety and stress symptoms in Young adults: psychometrc parameters
Autor(es): Ximenes, Jocélia Medeiros
Orientador: Costa, Maria Suely Alves
Coorientador: Maia, Rodrigo da Silva
Palavras-chave: Experiências Adversas na Infância;Desenvolvimento Infantil;Depressão;Ansiedade
Data do documento: 2021
Citação: XIMENES, J. M. Experiências Adversas na Infância como preditoras de Sintomas Depressivos, Ansiosos e de Estresse em jovens adultos. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
Resumo: Introdução: As Experiências Adversas na Infância (EAIs) vêm sendo cada vez mais estudadas em suas diversas formas devido às suas sérias e duradouras repercussões cumulativas a médio e longo prazo na vida dos indivíduos. Apesar da robusta produção internacional sobre essa temática, no Brasil, a abordagem conjunta destas experiências ainda é escassa. Visando contribuir para um maior aprofundamento da discussão em nosso meio, esta Dissertação tem como objetivo geral: Avaliar as Experiências Adversas na Infância como preditora dos sintomas depressivos, ansiosos e de estresse em jovens adultos. Método: É uma pesquisa quantitativa, exploratória, transversal e psicométrica, composta por quatro estudos. O primeiro estudo, uma revisão sistemática, revisa os últimos cinco anos da literatura científica no que tange artigos sobre experiências adversas infantis (EAI) e sintomas depressivos, ansiosos e de estresse, publicados em revistas, periódicos, bases de dados e bibliotecas virtuais. O segundo estudo consiste em um artigo que versa sobre as propriedades psicométricas da escala Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21), intitulado Ansiedade, Depressão e Estresse: Um estudo com jovens adultos na região norte do Ceará”. O terceiro artigo que compõe esta dissertação refere-se às análises de correlação e diferença entre a escala EADS-21 e o questionário Adverse Childhood Experience – ACE, cujo nome é “Um estudo sobre as variáveis de predição e diferença de Experiências Adversas na Infância para sintomas ansiosos, depressivos e de estresse”. E, para encerrar este estudo o quarto artigo apresentado tem como título “A estabilidade do Questionário Adverse Childhood Experience - ACE: Avaliando o nível de concordância do instrumento”. Resultados: No primeiro estudo “Experiências Adversas na Infância como preditoras de Transtornos de Humor e outras comorbidades em jovens adultos” foram selecionados 13 artigos para revisão, que confirmaram a existência do aumento na probabilidade de ocorrência de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse em indivíduos que vivenciaram experiências adversas durante a infância. Os resultados do segundo estudo apontaram que a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (EADS-21) apresentou boas evidências psicométricas, sendo o Alfa de Cronbach desta pesquisa de .94. Já o terceiro estudo indicou a existência de correlações significativas entre aquelas e estes, demonstrando uma porcentagem de 32,5% de predição. Por fim, o quarto artigo evidenciou a estabilidade de tal instrumento no tempo por meio do teste estatístico Kappa. Conclusão: Diante do exposto, infere-se que a presente dissertação constitui um estudo até então pouco desenvolvido para a região norte do estado do Ceará, em que se verificou as evidências psicométricas dos instrumentos, bem como a relação de predição entre as variáveis (experiências adversas na infância e sintomas depressivos, ansiosos e de estresse) e seus resultados apontaram para um efeito negativo das diversas formas de experiências adversas na infância sobre os sintomas depressivos, ansiosos e de estresse na idade adulta.
Abstract: Introduction: Adverse Childhood Experience (ACEs) have been increasingly studied in their various forms due to their serious and long-lasting cumulative repercussions in the medium and long term in the lives of individuals. Despite the robust international production on this theme, in Brazil, the joint approach to these experiences is still scarce. Aiming to contribute to a greater deepening of the discussion in our environment, this Dissertation aims to: Evaluate Adverse Childhood Experiences as a predictor of depressive, anxiety and stress symptoms in Young adults. Method: It is a quantitative, exploratory, transversal and psychometric research, consisting of three studies. The first study, a systematic review, reviews the last five years of scientific literatura regarding articles on adverse childhood experiences (ACEs) and depressive, anxiety and stress symptoms, published in magazines, journals, databases and virtual libraries. The second study consists of an article that deals with the psychometric properties of the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS-21), entiled “Anxiety, Depression and Stress: A study with Young adults in the northern of Ceará”. The third article that composes this dissertation refers to the correlation and difference analysis between the EADS-21 scale and the Adverse Childhood Experience – ACE questionnaire, whose name is “A study on the prediction and difference variables of Adverse Childhood Experience for anxiety, depressive and stress symptoms”. And, to conclude this study, the fourth article presented is entitled “The stability of the Adverse Childhood Experience Questionnaire – ACE: Assessing the instrument’s level of agreement”. Results: In the first study “Adverse Childhood Experience as predictors of Mood Disorders and Other comorbidities in Young adults”, 13 articles were selected for review, which confirmed the existence of an increased probability of occurrence of depressive, anxiety and stress symptoms in individuals who had adverse experiences during childhood. The results of the second study indicated that the Depression, Anxiety and Stress Scale (EADS-21) presented good psychometric evidence, with the Cronbach’s Alpha of this research being .94. The third study, indicated the existence of significant correlations between them and these, demonstrating a prediction percentagem of 32,5%. Finally, the fourth article evidenced the stability of such an instrument over time through the Kappa statistical test. Given the above, it is inferred that this dissertation constitutes a study so far underdeveloped for the northern region of the state of Ceará and its results pointed to a negative effect of diferente forms of adverse childhood expriences on depressive, anxiety and depression symptoms, stress in adulthood.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63055
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