Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRocha, Nara Maria Forte Diogo-
dc.contributor.authorRodrigues, Benedito Gomes-
dc.date.accessioned2021-12-17T11:10:25Z-
dc.date.available2021-12-17T11:10:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRODRIGUES, B. G. O florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a psicologia educacional. Foi preciso se adaptar à utilização de ferramentas eletrônicas para fins de intervenção psicológica, pois era o meio de interação possível durante o período de distanciamento imposto por motivos sanitários, não obstante o reconhecimento dos riscos associados ao uso excessivo das telas. Verificou-se, então, na produção de poesia potencial para favorecer a autoria de estudantes e professores neste momento ímpar de enfrentamento do inesperado. Objetivamos, portanto, discutir a atuação da psicologia a partir da poesia, no Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Tianguá, especificamente atentando para a construção da metodologia utilizada, bem como para sua relação com o enfrentamento à pandemia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, que tem como referencial o arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Sócio-histórica. Discute-se o uso da arte em intervenções grupais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, os desafios impostos pela pandemia para a realização destas atividades, a construção da metodologia aqui apresentada, bem como são pontuadas reflexões sobre os aprendizados decorrentes da prática. Conclui-se por fim, que a arte, em especial a poesia, facilitou a expressão e (re)elaboração de sentidos sobre si e sobre o mundo, podendo, assim, servir de mediador para intervenção grupal em psicologia, sobretudo no contexto educacional.pt_BR
Aparece en las colecciones: COVID-19 - Trabalhos relacionados
MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_bgrodrigues.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.