Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Nara Maria Forte Diogo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Benedito Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T11:10:25Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T11:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, B. G. O florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a psicologia educacional. Foi preciso se adaptar à utilização de ferramentas eletrônicas para fins de intervenção psicológica, pois era o meio de interação possível durante o período de distanciamento imposto por motivos sanitários, não obstante o reconhecimento dos riscos associados ao uso excessivo das telas. Verificou-se, então, na produção de poesia potencial para favorecer a autoria de estudantes e professores neste momento ímpar de enfrentamento do inesperado. Objetivamos, portanto, discutir a atuação da psicologia a partir da poesia, no Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Tianguá, especificamente atentando para a construção da metodologia utilizada, bem como para sua relação com o enfrentamento à pandemia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, que tem como referencial o arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Sócio-histórica. Discute-se o uso da arte em intervenções grupais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, os desafios impostos pela pandemia para a realização destas atividades, a construção da metodologia aqui apresentada, bem como são pontuadas reflexões sobre os aprendizados decorrentes da prática. Conclui-se por fim, que a arte, em especial a poesia, facilitou a expressão e (re)elaboração de sentidos sobre si e sobre o mundo, podendo, assim, servir de mediador para intervenção grupal em psicologia, sobretudo no contexto educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_bgrodrigues.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.