Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62963
Tipo: Dissertação
Título: Impacto fiscal do Programa Nacional de Desestatização
Autor(es): Campos, Francisco de Assis Oliveira Campos
Orientador: Lopes , Carlos Magno dos Mendes
Palavras-chave: Deficit financeiro;Política tributária;Privatização - Brasil
Data do documento: 1997
Citação: CAMPOS, Francisco de Assis Oliveira. Impacto fiscal do Programa Nacional de Desestatização. 1997. 116f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação Em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem a finalidade de mostrar o impacto fiscal do Programa de Desestatização, considerando um modelo originado a partir da Necessidade de Financiamento do Setor Público. O referido modelo tem como variáveis o fluxo do pagamento de juros da dívida pública, o aumento da arrecadação tributária do governo federal, a transferência de investimento para o setor privado, a assunção de dívidas do processo de saneamento das empresas estatais e o fluxo de dividendos. A principal conclusão do estudo é que as privatizações realizadas no período 1992 a 1996 impactaram de forma modesta as contas públicas, entretanto, com base nas estimativas elaboradas a partir do modelo mencionado acima, encontra-se que o programa irá proporcionar ganhos significativos sobre as contas públicas, provocando um impacto fiscal anual positivo em torno de 1,1% do PIB, ao longo período de 1997 ao ano 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62963
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_faocampos.pdf54,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.