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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Francisco Elton Martins de | - |
dc.contributor.author | Serafim, Monica de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T13:44:35Z | - |
dc.date.available | 2021-12-13T13:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Monica de Souza. Literatura e formação de leitores: limites e possibilidades da leitura literária na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 1438, 2021. (Encontro de Iniciação Científica, 40) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62938 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária na escola | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Literatura e formação de leitores: limites e possibilidades da leitura literária na escola | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do presente trabalho é tecer reflexões sobre os limites e possibilidades da leitura literária no ambiente escolar. Candido (1989) defende a literatura como um bem incompressível, isto é, indispensável ao homem. No entanto, o sistema capitalista não deseja assegurar a nenhum ser humano seus direitos incompressíveis mais imediatos e indispensáveis, quanto mais os bens incompressíveis que possam levá-lo a evadir-se de sua situação de menoridade. Em virtude deste sistema, a leitura literária na escola é comprometida. Soares (1999) traz-nos um pouco da realidade a respeito de como a literatura tem chegado à escola brasileira. Ela nos mostra que o meio mais comum onde se pode ler literatura na escola é o livro didático. No entanto, inúmeras são as inadequações às quais estão submetidos os textos literários: fragmentados, de modo que não se consegue compreender sequer a constituição do texto em si; usados como pretexto apenas para estudos gramaticais; selecionados de forma muito restrita, já que muitas vezes são textos pertencentes apenas a autores considerados constituintes de um cânone. Acreditamos, com base no que diz Yunes (1984), que a literatura só por ser um componente cultural já necessita estar no ambiente escolar. Na visão da autora, a literatura, a arte de um modo geral, “se dá como alternativa do conhecimento do mundo” (YUNES, 1984, p. 126). Acreditamos que não podemos tolher da criança o direito à leitura literária, até porque ela pode começar lendo textos simples, ou até mesmo simplistas, e evoluir para textos mais consistentes. Caberá ao professor introduzir, progressivamente, leituras mais complexas na escolarização de seus alunos. Entendemos que, diante da inadequação como é colocado o texto literário nos livros didáticos escolares, também é competência do professor chamar a atenção dos alunos para tais inadequações e, na medida do possível, levar os textos literários de modo integral para a apreciação dos estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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