Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931
Tipo: Resumo
Título: Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
Autor(es): Souza, Francisco Elton Martins de
Silva, Diana Costa Fortier
Palavras-chave: Gramática da língua inglesa;Produção escrita em língua inglesa;Docência no ensino superior
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30)
Resumo: Este trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EID - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_resumo_eve_femsouzadcfsilva.pdf48,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.