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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62926
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gorczevski, Deisimer | - |
dc.contributor.author | Lemos, Aliria Aiara Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T12:40:51Z | - |
dc.date.available | 2021-12-13T12:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Aliria Aiara Duarte. Mapear é preciso: arte urbana, relações de poder e o Festival Concreto na cidade de Fortaleza. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62926 | - |
dc.description.abstract | In the city of Fortaleza, urban art, in their different expressions, presents promising scenarios and, at the same time, with many contrasts. If by a side the city coexists coexist with the absence of cultural policies in forgotten neighborhoods and "off" the map, by the other side I can see arises an urban art festival that directs the attention to a concentrated action on routes around the conventional spaces of art. Therefore I realize the need for more embracing cultural policies that make these neighborhoods visible, their stories, and memories so that they do not fall into oblivion. Seeing all spheres of social life are made of power relations and, ,in this study, by the microphysics of power and speech analysis concepts as references ( FOUCAULT, 1998,1996) I ask how these relations for the urban art performance in the Festival Concreto happens. By following the Festival process of preparation and realization, with cartography and ethnography inspirations, I present for the analysis the speeches and tensioned practices from the relations between art and politics and the concepts of disagreement and dissent (RANCIÈRE, 1996a, 1996b). At the process of the research, I realize a mapping exercise by locating visibility and abandonment places, independent artistic performance and by Festival Concreto and where public and private power are more present. With the contributions form Alexandre Barbalho and Antônio Albino Canelas (2007) which extend the notion of a multidisciplinary perspective culture area, I also consider aspects of how urban art is today being connected to cultural policies, state and private support, in Fortaleza. The reading of how neoliberalism works and the market logic, which tends to add various structures, as cultural and public policies, the art system and all other social areas. How this expand the analysis condition that involves the Festival Concrete‟s realization, as well other actions from artistic public and private institutions, pointing the relevance of studies and artistic propositions that question the logic of the market, crossing geographical boundaries and building new power relations that expand the dialogue between the city beyond the conventional spaces of the arts and the cultural and tourist routes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte urbana | pt_BR |
dc.subject | Arte e política | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Festival concreto | pt_BR |
dc.title | Mapear é preciso: arte urbana, relações de poder e o Festival Concreto na cidade de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | A-mi, Jo | - |
dc.description.abstract-ptbr | Na cidade de Fortaleza, a arte urbana, em suas distintas expressões, apresenta cenários promissores e, ao mesmo tempo, com muitos contrastes. Se por um lado a cidade convive com a ausência de políticas culturais em bairros esquecidos e “fora” do mapa, de outro vejo surgir um festival de arte urbana que direciona a atenção para uma atuação mais concentrada em percursos no entorno dos espaços convencionais da arte. Percebo assim a necessidade de políticas culturais mais abrangentes que tornem visíveis esses bairros, suas histórias e memórias para que não caiam no esquecimento. Considerando que todas as esferas da vida social são compostas de relações de poder e, nesse estudo, tendo como referência os conceitos de microfísica do poder e analise do discurso (FOUCAULT, 1998, 1996) questiono como acontecem essas relações para a atuação artística urbana no Festival Concreto. Ao acompanhar o processo de preparação e realização do Festival, com inspirações na cartografia e na etnografia, apresento para a análise os discursos e as práticas tensionadas a partir das relações entre arte e política e os conceitos de desentendimento e dissenso (RANCIÈRE, 1996a, 1996b). No processo da pesquisa, realizo um exercício de mapeamento situando locais de visibilidade e abandono, de atuação do Festival Concreto e atuação artística independente e de onde o poder público e privado são mais presentes. E com as contribuições de Alexandre Barbalho e Antônio Albino Canelas (2007) que ampliam a noção de perspectiva multidisciplinar na área da cultura, também considero aspectos de como a arte urbana se constitui hoje ao estar atrelada às políticas culturais, apoio estatal e privado, em Fortaleza. A leitura de como funciona o neoliberalismo e a lógica do mercado, que tende a englobar diversas estruturas, abrangendo as políticas culturais, políticas públicas, o sistema de arte e todas as demais áreas sociais amplia a condição de analise que envolve a realização do Festival Concreto, bem como outras ações de instituições públicas e privadas, evidenciando a pertinência de estudos e proposições artísticas que questionem a lógica de mercado, ultrapassando fronteiras geográficas e construindo novas relações de poder que ampliem os diálogos com a cidade para além dos espaços convencionais das artes e das rotas culturais e turísticas. | pt_BR |
dc.title.en | Mapping is necessary: urban art, power relations and the Concrete Festival in the city of Fortaleza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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