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dc.contributor.authorMedeiros, Lucas Rawan Ferreira de-
dc.contributor.authorGama, Daniel Traina-
dc.contributor.authorFerracioli, Marcela de Castro-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:38:47Z-
dc.date.available2021-12-09T19:38:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lucas Rawan Ferreira de; GAMA, Daniel Traina; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. Revista Psicopedagogia, [s. l.], v. 35, n. 107, p. 191-202, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62894-
dc.description.abstractMany areas of health and education have presented gaps in the knowledge about the diagnosis, treatment and daily life of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The training and qualification of professionals who deal daily with these children, as teachers of Physical Education at school, need to be understood and revised in order to improve them and improve the service to this population. The present study analyzed the knowledge about ADHD of Physical Education teachers (n=19) and undergraduate students in Physical Education (n=20) from Fortaleza/CE. All participants respond to a questionnaire about conceptual knowledge and characteristics of children with ADHD. The results showed that the group of students presented better performance in the responses to the statements than the group of teachers, though both groups presenting higher scores of correct answers than errors in the questionnaire. Many participants considered ADHD as a legitimate educational problem, but few teachers and undergraduate students are concerned to include this subject in their reading, which may have led to a considerable number of errors in the issues about prevalence, heredity, and treatment. Although the diagnosis of ADHD is not part of the function of teachers, it is understood that appropriating of the knowledge about this disorder will be useful for an initial identification of this condition in students and will constitute positive aspects for the teaching performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Psicopedagogiapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectADDHpt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.titleTranstorno do déficit de atenção e hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação físicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitas áreas da saúde e da educação têm apresentado lacunas no conhecimento acerca do diagnóstico, tratamento e cotidiano de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A formação e capacitação de profissionais que lidam diariamente com essas crianças, como professores de Educação Física escolar, precisam ser entendidas e revistas no sentido de aprimorá-las e de melhorar o atendimento a essa população. Desta forma, o presente estudo analisou os conhecimentos sobre o TDAH de professores de Educação Física (n=19) e estudantes de Licenciatura em Educação Física (n=20) da cidade de Fortaleza, CE. Todos os participantes responderam a um questionário sobre conhecimentos conceituais e características de crianças com TDAH. Os resultados mostraram que o grupo de estudantes apresentou melhor desempenho nas respostas às afirmativas do que o grupo de professores, sendo que ambos os grupos apresentaram maiores índices de acertos do que de erros nas respostas ao questionário. A maioria dos participantes considerou o TDAH como um problema educacional legítimo, mas poucos se preocupam em incluir esse tema em suas leituras, o que pode ter levado ao número considerável de erros nas questões sobre prevalência, hereditariedade e tratamento. Apesar de o diagnóstico do TDAH não ser parte da função dos professores, entende-se que se apropriar dos conhecimentos sobre este transtorno será útil para uma primeira identificação desta condição em escolares e se constituirá em aspectos diferenciais positivos para a atuação docente.pt_BR
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