Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62874
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPeixoto, Ronny Barroso-
dc.contributor.authorCunha, Halisson Mota-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.date.accessioned2021-12-09T13:33:08Z-
dc.date.available2021-12-09T13:33:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Ronny Barroso; CUNHA, Halisson Mota; SILVA, Maria Eleni Henrique da. A prática educativa ao e estímulo do protagonismo juvenil por meio das práticas corporais na escola de tempo integral de fortaleza. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 12696-12708, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62874-
dc.description.abstractThe research seeks to carry out an analysis of the impressions of educators and young students about the educational practice to stimulate Youth Protagonism through body practices in the public school of elementary school in full-time education, in the city of Fortaleza / CE. The objective of the research will be to investigate the contributions of the Municipal Curricular Guidelines and the Political Pedagogical Project of the School of Full Time for Youth Protagonism mediated in corporal practices, analyzing the conceptions and meanings present in the guiding documents. This normative framework will be confronted with different concepts on Youth Protagonism, based on the following questions: 1-What are the impacts that the PPP materializes in the daily life of the school community? 2-What is Youth Protagonism? 3-Does the school present itself as a space and place for experiencing protagonism through bodily practices as an educational process? To this end, methodologically, in this article we will analyze Youth Protagonism and its political, pedagogical and social concepts and meanings, supported by qualitative methodology,a bibliographic review study and semi-structured interviews applied to educators and young students. We conclude that the protagonism of young students is reaffirmed as a political-pedagogical proposal aimed at autonomy, freedom and emancipation, as it contributes to the formation of critical, solidary and active citizens in society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenil e Escolapt_BR
dc.subjectPedagogical Political Projectpt_BR
dc.subjectYouth Protagonism and Schoolpt_BR
dc.titleA prática educativa ao estímulo do protagonismo juvenil por meio das práticas corporais na escola de tempo integral de fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa busca realizar uma análise das impressões de educadores e jovens educandos sobre a prática educativa ao estímulo do Protagonismo Juvenil por meio das práticas corporais na escola da rede pública de ensino fundamental de ensino em tempo integral, da cidade de Fortaleza/CE. O objetivo da pesquisa será investigar as contribuições das Diretrizes Curriculares Municipais e o Projeto Político Pedagógico da Escola de Tempo Integral para o Protagonismo Juvenil mediados nas práticas corporais, analisando as concepções e significados presentes nos documentos norteadores. Esse arcabouço normativo será confrontado com diferentes conceitos sobre o Protagonismo Juvenil, a partir das seguintes questões: 1-Quais os impactos que o PPP concretiza no cotidiano da comunidade escolar? 2-O que é Protagonismo Juvenil? 3-A escola apresenta-se como espaço e lugar para a vivência do protagonismo por meio das práticas corporais enquanto processo educativo? Para tanto, metodologicamente, neste artigo analisaremos o Protagonismo Juvenil e seus conceitos e significados políticos, pedagógicos e sociais, amparado pela metodologia qualitativa, um estudo de revisão bibliográfica e entre vistas semiestruturadas aplicadas a educadores e jovens educandos. Concluímos que o protagonismo de jovens educandos reafirma-se como uma proposta político-pedagógica voltada para a autonomia, liberdade e emancipação, na medida em que contribui para a formação de cidadãos críticos, solidários e atuantes na sociedade.pt_BR
dc.title.enEducational practice to stimulate youth protagonism through body practices at fortaleza full-time schoolpt_BR
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_rbpeixoto.pdf5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.