Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62864
Tipo: TCC
Título: Análise técnica e de custos de coletores solares para aquecimento da piscina de uso controlado do IEFES – UFC
Autor(es): Pereira, Raviel de Lima
Orientador: Almeida, Ana Fabíola Leite
Palavras-chave: Aquecimento solar;Energia solar;Dimensionamento e custos;Solar heating;Solar energy;Sizing and Costs
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Raviel Lima. Análise técnica e de custos de coletores solares para aquecimento da piscina de uso controlado do IEFES – UFC. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O uso da energia solar para aquecimento de água já é bastante utilizado em algumas partes do mundo e em algumas regiões do Brasil, no entanto, a utilização dessa energia para aquecimento de piscinas não é comum devido a alguns fatores como a falta de conhecimento sobre o tema e o elevado custos de implantação. Este trabalho propõe um sistema de aquecimento solar para piscina de uso controlado do tipo semiolímpica do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará no Campus do Pici (IEFES – UFC). Este trabalho consiste na análise técnica do local e na quantificação dos custos para instalação, tem como objetivo quantificar os custos de implementação e o tempo de retorno do investimento, além de fazer uma estimativa de consumo por tipo de aquecimento entre fontes renováveis e não renováveis. O trabalho propõe um sistema de aquecimento devidamente dimensionado a fim de evitar perdas tanto por super dimensionamento como por subdimensionamento, baseando-se em fontes confiáveis como as normas brasileiras e informações disponibilizadas por órgãos como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilador e Aquecimento - ABRAVA que são especialistas no tema. O estudo mostrou que os custos de implantação para um sistema de aquecimento solar para piscina do tipo semiolímpica ainda são bastante elevados. Uma das razões é o grande volume de água que a ser aquecido requerendo muitos coletores solares e encarecendo o sistema.
Abstract: Use of solar energy for heating water is widely used in certain areas around the world include regions of Brazil, however, solar energy for pool heating is not common due to some reasons such as lack of knowledge about high implementation costs. This work proposes a solar heating system for a controlled use semi-Olympic swimming pool type of the Physical Education and Sports Institute of the Federal University of Ceará at Pici Campus. The aim of this work, besides technically analyzing the location of a possible installation, aims to quantify the implementation costs and the return of the investment, as well as to estimate the consumption by type of heating, renewable and non-renewable sources. This work proposes a properly sized heating system in order to avoid losses due to oversizing and under sizing, it is based on trustworthy sources such as Brazilian standards and information provided by expert agencies such as PROCEL and ABRAVA. The study demonstrated that implement costs of solar heating system for a semi- Olympic swimming pool are still quite high, one of the reasons may be explained because of the large volume of water that would need to be heated requiring more solar collectors, letting the system more expensive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62864
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rlpereira.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.