Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62851
Tipo: Artigo de Evento
Título: Feminismos em redes sociais: sororidade e participação cidadã no caso Juliana Dal Piva no Twitter
Autor(es): Bonfim, Cristiane Guilherme
Martins, Marina Solon Fernandes Torres
Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: Redes sociais;Sororidade;Participação cidadã;Feminismos;Análise qualitativa
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: BONFIM, Cristiane Guilherme; MARTINS, Marina Solon Fernandes Torres; NUNES, Márcia Vidal. Feminismos em redes sociais: sororidade e participação cidadã no caso Juliana Dal Piva no Twitter. In: Intercom, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL, 44., Recife. Anais [...]. Recife, 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/index.html. Acesso em: 08 dez. 2021
Resumo: Este trabalho analisa o caso da jornalista Juliana Dal Piva, que, em junho de 2021, recebeu ameças de Frederick Wassef, o advogado do presidente Jair Bolsonaro. A jornalista usou o Twitter para denunciar a violência sofrida, o que formou um espaço de solidariedade e apoio. Neste artigo analisamos os amparos ofertados por outras mulheres à jornalista por meio de uma estratégia que os feminismos compreendem como Sororidade. Deste modo, avaliamos o Twitter como espaço de Ciberativismo (EISENBERG, 2015) de forma a garantir a participação cidadã (LUNARDI e SECCO, 2010) de mulheres no espaço público. Para tanto, utilizamos a metodologia de Análise Qualitativa (STRAUSS e CORBIN, 2008).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62851
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_cgbonfim.pdf439,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.