Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZylberberg, Tatiana Passos-
dc.contributor.authorPiccolo, Vilma Leni Nista-
dc.date.accessioned2021-12-07T18:50:28Z-
dc.date.available2021-12-07T18:50:28Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationZYLBERBERG, Tatiana Passos; PICCOLO, Vilma Leni Nista. As contribuições dos estudos sobre inteligência humana para a pedagogia do esporte. Pensar a Prática, [s. l.] v. 11, n. 1, p. 59-68, jan./jul. 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62796-
dc.description.abstractBased on the work of Howard Gardner, the author of the Multiple Intelligence Theory (IM), and through re-search we have carried out in this fi eld, we attempt at understanding intelligence in a different manner from the one proposed by the classic models. We argue that the understanding of a pluralist view on the human mind inspires a pedagogy of singularity in which tea-ching involves recognizing students’ multiple ways of learning. We also highlight the responsibility of physi-cal education teachers in allowing for different ways of teaching a certain content or a type of sport. In this arti-cle we offer a few contributions which aim at improving pedagogical propositions on how to teach sports.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPensar a Práticapt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectintelligencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSport pedagogypt_BR
dc.subjectInteligenciapt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.subjectPedagogía del deportept_BR
dc.titleAs contribuições dos estudos sobre inteligência humana para a pedagogia do esportept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base nos estudos de Howard Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas (IM), e por meio das pesquisas que temos empreendido neste campo, nos propomos a compreender a(s) inteligência(s) de uma maneira diferente daquela proposta pelos modelos clássicos. Defendemos que o entendimento de uma visão pluralista da mente humana inspira uma pedagogia da singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os múltiplos modos de aprender de um aluno. Destacamos, ainda, a responsabilidade dos professores de Educação Física em disponibilizar diferentes caminhos para ensinar um mesmo conteúdo ou modalidade esportiva. Apontamos, neste artigo, algumas contribuições, visando melhorar as propostas pedagógicas para se ensinar o esporte.pt_BR
dc.description.abstract-esDe los estudios de Howard Gardner, autor de la teoría de inteligencias múltiples (IM) y por medio de las in-vestigaciones que hemos emprendido en este campo, entendemos la(s) inteligencia(s) de una manera diferente de los modelos clásicos. Defendemos que la comprensión de una visión del pluralista de la mente humana inspi-ra una pedagogía de la singularidad, en la cual enseñar implica reconocer las maneras múltiples de aprender de un alumno. Hablamos, también, de la responsabilidad de los profesores de la educación física en dejar disponible diferentes caminos para enseñar un mismo contenido o la misma modalidad deportiva. Señalamos, en este artículo, algunas contribuciones que tienen como objetivo mejorar las propuestas pedagógicas para enseñar el deporte.pt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_tpzylberberg.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.