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Tipo: TCC
Título: Modelo de negócios baseado no Método Canvas: estudo em uma empresa de plano de saúde com consumo na base da pirâmide.
Autor(es): Araújo, Felipe Mamede
Orientador: Gomes, Josemeire Alves
Palavras-chave: Plano de negócios;Plano de assistência à saúde;Método Canvas
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Felipe Mamede. Modelo de negócios baseado no método Canvas: estudo em uma empresa de plano de saúde com consumo na base da pirâmide. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumo: O setor de saúde pública e privada tem se demonstrado muito dinâmico. Com isso, as empresas precisam definir estratégias de atuação para sua entrada e seu crescimento neste mercado competitivo. Entender as insatisfações dos clientes, alinhar os processos de atendimento com uma rede médica e buscar soluções em saúde com um alto nível de acurácia, faz-se fundamental quando a empresa oferece um alto nível de qualidade em seus serviços. Os investimentos para implantar uma empresa são necessários e devem ser planejados com muita cautela, para que não seja comprometida a saúde financeira da empresa. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é analisar a viabilidade de implantação de uma empresa de planos de saúde para a população da base da pirâmide, com base na ferramenta Canvas. Para justificar o estudo, foram identificadas as necessidades e carências médicas sobre um tratamento especializado, além da falta de um serviço acessível que proporcione um atendimento de qualidade para a população brasileira. Quanto à metodologia adotada nesse estudo, adotou-se a pesquisa aplicada, a partir das abordagens qualitativa e quantitativa, bem como a pesquisa descritiva, a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados foram atingidos através da análise de viabilidade do investimento, que resultou em um Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 15.496.390.72, Taxa Interna de Retorno (TIR) de 105,47% e o Payback de 3,15 anos.
Abstract: The public and private health sector has been very dynamic. With this, companies need to define action strategies for their entry and growth in this competitive market. Understanding customer dissatisfaction, aligning service processes with a medical network and seeking healthcare solutions with a high level of accuracy is essential when the company offers a high level of quality in its services. Investments to set up a company are necessary and must be planned very carefully, so that the company's financial health is not compromised. In this context, the objective of this study is to analyze the feasibility of implementing a health plan company, based on the Canvas tool. To justify the study, medical needs and shortages regarding specialized treatment were identified, in addition to the lack of an accessible service that provides quality care for the Brazilian population. As for the methodology adopted in this study, applied research was adopted, based on qualitative and quantitative approaches, as well as descriptive research, bibliographical research and case study. The results were achieved through the investment feasibility analysis, which resulted in a Net Present Value (NPV) of R$15,496,390.72, an Internal Rate of Return (IRR) of 105.47% and a Payback of 3.15 years.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62769
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