Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Yuri Freitas e Silva-
dc.contributor.authorCampos, Fernanda Maria Teófilo-
dc.contributor.authorRocha, Talita Magalhães-
dc.contributor.authorNeves, Julliana Catharina de Sousa-
dc.contributor.authorVasconcelos, Silvânia Maria Mendes-
dc.contributor.authorLeal, Luzia Kalyne Almeida Moreira-
dc.date.accessioned2021-12-03T18:16:49Z-
dc.date.available2021-12-03T18:16:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Yuri Freitas e Silva; CAMPOS, Fernanda Maria Teófilo; ROCHA, Talita Magalhães; NEVES, Juliana Catharina de Souza; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes; LEAL, Luzia Kalyne Almeida Moreira. Neurociência e biologia celular na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia celular - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNeurociências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDisseminação de informaçãopt_BR
dc.titleNeurociência e biologia celular na escolapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO. A Universidade é um espaço muito vislumbrado pelos jovens que concluem o ensino médio e que veem no ensino superior um horizonte a ser explorado com varias possibilidades. Para que eles conheçam suas opções e tenham uma familiaridade com a futura instituição, as ações de extensão são uma experiência concreta trazendo uma melhor percepção de quem e como se produz os conhecimentos. OBJETIVO. Com isso, o objetivo da ação foi realizar o curso de biologia celular e de neurociência para alunos do ensino médio público – Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves. METODOLOGIA. Os cursos (carga horaria 20h/curso) foram dados por professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) e laboratório de Neuropsicofarmacologia. O curso de Biologia Celular abordou conceitos e aplicações dessas áreas de conhecimento desde o diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de pesquisas seus tratamentos. O conteúdo foi abordado através de aulas teóricas e práticas, incluindo a apresentação de filmes, visita técnica, análises microscópicas e construções de modelos simulando os componentes celulares e fase da divisão celular com ajuda de objetos do dia-a-dia. O curso de neurociência foi realizado em duas epatas: A primeira aconteceu na UFC e a segunda na escola. O curso abordou conceitos básicos de neurociência (Neurônio; conversa química entre os neurônios; Memória; Como o cérebro percebe o mundo: Percepção; Emoções; Sono e sonhos). O conteúdo foi abordado com aulas teóricas, dinâmicas com os alunos e visita ao laboratório de Neuropsicofarmacologia da UFC, onde conheceram pesquisas feitas por graduandos e pós-graduando. Ao final foi avaliado o grau de assimilação dos conhecimentos apresentados nos cursos com discussões nas salas de aulas da Escola. CONCLUSÃO. As ações foram uma valiosa troca de conhecimento e valores entre os envolvidos no curso, aproximando os estudantes da rede pública de ensino à Universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_yfspereira.pdf45,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.